Inaugurada no México a exposição “A Tauromaquia” de Goya

Inaugurada no México a exposição “A Tauromaquia” de Goya

Dia 8 de setembro foi inaugurada a exposição patrocinada pela FUNIBER “A Tauromaquia”, de Francisco de Goya, no Centro Cultural “El Palacio” da Biblioteca de Campeche (México)

O ato inaugural contou com a participação do Dr. Delio Carrilloa, Secretário de Cultura do Estado de Campeche; do Presidente da Fundação Universitária Iberoamericana; do Dr. Luis A. Dzul, Reitor da Universidade Internacional Iberoamericana (UNINI México); do Dr. Álvaro Arceo, Secretário de Saúde do Estado de Campeche; de Sonia Castilla, Diretora de Desenvolvimento Familiar e Voluntariado do Sistema Estatal para o Desenvolvimento Integral da Família; e de Jorge Esquivel; Diretor da Fundação Pablo García.

Durante o evento, o Presidente da FUNIBER apresentou a obra de Goya, que faz parte da Obra Cultural da FUNIBER, destacando que “Francisco de Goya foi um pintor e gravurista espanhol, um dos artistas europeus mais importantes de seu tempo e que exerceu maior influencia na evolução posterior da pintura, já que suas últimas obras são consideradas precursoras do Impressionismo”.

A exposição, que foi organizada pela Secretaria de Cultura do Estado de Campeche com a colaboração da Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI México), está composta por 40 gravuras, 33 publicadas em 1816 e as 7 restantes em 1876. As gravuras estão estruturadas em três partes: a história da festa dos touros na Espanha da antiguidade, a representação de sucessos protagonizados pelos principais toureiros do momento, e episódios trágicos de luta.

Notícias relacionadas: