FIDBAN convida investidores internacionais para que conheçam os 6 primeiros projetos empreendedores apresentados

FIDBAN convida investidores internacionais para que conheçam os 6 primeiros projetos empreendedores apresentados

Na Intranet da plataforma digital da Fundação Inovação e Desenvolvimento (FIDBAN) já está disponível toda a informação sobre a primeira rodada de investimentos, celebrada em Santander, (Cantábria, Espanha) no dia 11 de dezembro. Os interessados em conferir as apresentações, os vídeos e os PowerPoint dos seis projetos apresentados, poderão ter acesso por meio de uma chave de acesso pessoal, mediante a correspondente solicitação de entrada no Clube de Investidores do FIDBAN. Para obter esta chave, o interessado deverá preencher o formulário que aparece no espaço do Login em www.fidban.com. Os empreendedores que desejarem enviar seu projeto, também, poderão fazer por meio da mesma plataforma digital.

OS PROJETOS APRESENTADOS

Genetracer Biotech

Carlos Cortijo, apresentou Genetracer Biotech, empresa da qual é fundador e que aplica o P+D+i no campo da Medicina Preventiva para o diagnóstico precoce do câncer e a Medicina de Precisão. Também informou os avanços do DECODER, uma ferramenta que permite o estudo da evolução genética de tumores a partir de uma amostra de sangue. Em pleno processo de expansão internacional, com Presença já consolidada em Portugal, no Brasil, na Colômbia, na República Dominicana e em Porto Rico, busca financiamento para o desenvolvimento e consolidação de negócio no México, no Peru, em Marrocos, na China e no Japão.

bound4blue

David Ferrer apresentou a Bound4blue uma proposta que parte de uma constatação: não se pode imaginar um futuro em que a dependência dos combustíveis fósseis e das emissões poluentes continuem sendo um problema. Bound4blue trabalha para oferecer soluções que eliminem essa dependência energética. Durante anos vêm trabalhado no projeto de uma tecnologia de velas rígidas aplicáveis aos navios mercantes, a fim de proporcionar, de forma limpa, parte do impulso necessário para seus deslocamentos. Para Ferrer, existe uma clara necessidade de tecnologias que utilizem energias alternativas para reduzir o consumo de combustível dos navios mercantes e poder, assim, fazer frente ao desafio financeiro criado pelas novas regulações ambientais. Em sua opinião, é o momento de que bound4blue posiciona-se como um fornecedor de tecnologia para a redução do consumo de combustível no transporte marítimo. O projeto conta, entre seus sócios, com empresas de primeiro nível como a Astander, a Navantia, o Idical, a Cytecma ou o Grupo Calcom.

Aquatic Sweeper

A Aquatic Sweeper, empresa cujo promotor é Jorge Gómez Vallejo, apresentou seu protótipo de varredor aquático. Um sistema pensado para a limpeza de grandes massas de água artificiais, capaz de resolver algumas das dificuldades que esta atividade envolve como os elevados custos de mão de obra e o excessivo tempo necessário para manter as instalações limpas. As instalações que tiveram um elevado investimento em projeto e construção veem como perdem seu atrativo e envelhecem prematuramente por não poder ter a limpeza adequada. A Aquatic Sweeper colabora, desde outubro, com a Wavegarden, empresa espanhola que se dedica à construção de lagunas de 20.000 m2 para realizar nelas a simulação de ondas de surfe, especificamente da instalação que têm em Guipúzcoa. Gómez Vallejo procura financiamento para a produção em série de um varredor aquático nas instalações de San Felices de Buelna.

barriNHAS energéticas

David Martínez, juntamente com seu sócio Rubén Leivas, comandam a bem-sucedida empresa Siderit que elabora de forma artesanal Gin, Vodka e Vermute, apresentaram um projeto de elaboração de barrinhas energéticas bifuncionais capazes de reduzir o colesterol de forma continuada ao longo do tempo. O projeto está em fase de desenvolvimento de uma fórmula com matéria-prima ecológica. Os estudos clínicos serão testados mediante um convênio de colaboração com o departamento de pesquisa agroalimentar do CITICAN

 projeto imobiliário em Lusaka

Um projeto imobiliário em Lusaka (Zâmbia) que realiza uma sociedade matriz constituída na Espanha e que ostenta 99% da sociedade zambiana, estando o restante 1% em nome do promotor, Juan Emilio Hernández Polanco, responsável de apresentar a proposta em busca de financiamento. O projeto, denominado Eagle View Estate, é uma promoção de 15 chalés individuais exclusivos de 3 e 4 dormitórios em uma parcela localizada em Roma-Park, o mais luxuoso, completo e conhecido Plano Parcial de Lusaka, capital da Zâmbia. Destina-se a um mercado de classe média alta. Na área, estão localizados os três mais importantes centros comerciais da cidade, os Hotéis mais luxuosos, os novos edifícios em construção de negócios e de residência em altura, hospitais e a Universidade de Zâmbia.

Bodega El Pendo. ViNHEDOS E arqueologia

Por fim, Claudio Planas, diretor-gerente da Bodega El Pendo. Vinhedos e arqueologia, localizado em Escobedo de Camargo, apresentou seu projeto vitivinícola com marca própria. A Adega El Pendo está localizada em um lugar único na Cantábria (Espanha), junto às cavernas pré-históricas do mesmo nome, e foi declarado Patrimônio da Humanidade. A adega está localizado em uma antiga vacaria. Planas explicou que sua ideia vai além de um projeto de viticultura e encontra-se nas novas tendências turísticas, que prima pela sustentabilidade e pela enocultura: um turismo rural, mas cultural.

Os projetos empresariais foram selecionados pelo Comitê Técnico da FIDBAN entre os mais de vinte analisados. Depois da apresentação realizou-se uma sessão de networking com os investidores assistentes ao ato.