Maurizio Battino liderará um grupo de pesquisa internacional

Maurizio Battino liderará um grupo de pesquisa internacional

O Dr. Maurizio Battino, diretor executivo da FUNIBER Itália e diretor da área de Saúde e Nutrição da Fundação, liderará uma equipe de pesquisa internacional na Universidade de Vigo.

Durante a apresentação, Battino afirmou que quer “construir um grupo de pesquisa forte. Eu gosto do desafio, e essa é a principal razão pela qual eu aceito essa proposta”.

O novo grupo de pesquisa que será dirigido por Maurizio Battino terá seu lugar de trabalho em um laboratório do edifício de Citexvi, e será integrado pelo aluno bolsista Ramón e Cajal, Miguel Ángel Prieto, de Braganza; a cientista cubana Tamara Forbes Hernández, que entra com a ajuda de contratos, Juan de la Cierva, da Universidade de Vigo, depois de conseguir a melhor classificação na Espanha; a bolsista pós-doutoranda Patricia Reboredo Rodriguez, que já havia trabalhado com Battino em Ancona (Itália); e a Dra. Antía González Pereira. “Nas próximas semanas ou meses, espero a incorporação de mais pré ou pós-doutorados, pessoas que querem aceitar esse desafio, e não apenas de Vigo, porque queremos construir um grupo internacional”, disse Battino.

Dr. Battino, que tem 57 anos de idade, é formado em Biologia pela Universidade de Bolonha, PhD em Bioquímica pela Universidade de Catania e doutor honoris causa pela Universidade de Medicina e Farmácia Carol Davila, em Bucareste (Romênia).

Ele está na lista de pesquisadores altamente citados (HCR) há quatro anos consecutivos e tem mais de 200 publicações em revistas científicas internacionais de alto impacto e índice de qualidade, onde publicou artigos relacionados à sua pesquisa em bioenergética, biomembranas, moléculas antioxidantes e nutrição.

Também foi reconhecido várias vezes como um dos pesquisadores mais influentes do mundo pelo prestigiado grupo de comunicação Thomson Reuters.

O novo grupo de pesquisa que liderará terá seu local de trabalho em um laboratório do edifício de Citexvi e será integrado por estudantes de doutorado e do pós-doutorado. “Nas próximas semanas ou meses, espero incorporar mais pré ou pós-doutorados, pessoas que querem aceitar esse desafio, e não apenas de Vigo, porque queremos construir um grupo internacional”, disse Battino.

O diretor da FUNIBER Itália também é professor na Universidade Politécnica de Marche e Diretor Científico da Faculdade de Ciências da Saúde na Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO), que formam parte da rede universitária com a qual a FUNIBER colabora.

Os programas dirigidos pelo professor Battino podem ser consultados em www.funiber.it.