Entrevista com diretor do Congresso Internacional de Reabilitação e Prevenção de Lesões em Atividade Física e Esporte, Antonio Bores

Entrevista com diretor do Congresso Internacional de Reabilitação e Prevenção de Lesões em Atividade Física e Esporte, Antonio Bores

O diretor do 8º Congresso Internacional de Reabilitação e Prevenção de Lesões em Atividade Física e Esporte e do 6º Congresso de Saúde e Exercício Físico, e professor da área de Esportes da FUNIBER, Antonio Bores Cerezal, dá uma entrevista para explicar as novidades desta nova edição do evento, cujas inscrições já estão abertas. 

O que há de novo no Congresso deste ano? 

Este 2022, como novidade, nos oferece o compromisso com novos palestrantes que estão fazendo grandes intervenções e estudos e com isso queremos abrir um olhar mais amplo sobre tudo o que aconteceu nas sete edições anteriores. Acredito que encontrar um equilíbrio entre veteranos e jovens ministradores será uma fórmula muito interessante para o futuro.

 

O que mudou desde a primeira edição até hoje? 

A coisa mais importante que fizemos foi realizar uma análise aprofundada de nossas áreas de melhoria após a primeira edição on-line. Acreditamos que a nova realidade do formato dos eventos de formação está em constante evolução e é por isso que acreditamos que poderemos oferecer novidades no nosso cenário apesar de estarmos on-line.

 

O que você acha que o torna diferente dos demais congressos na área do esporte? 

Acredito que não nos cabe apontar as diferenças como tal, mas acreditamos que o congresso é o resultado de duas grandes instituições, que trabalham lado a lado por meio de diferentes profissionais com uma visão muito empática e sempre se colocando no lugar do estudante para dar o melhor de nós mesmos. 

Acredito que, desde a primeira edição com seu expoente máximo, o presidente Don Juan Ángel Mañas, é um princípio que tem sido mantido ao longo do tempo e que será sempre assim. Organizar um congresso a partir de um sentimento de empatia com o aluno. 

 

A pandemia da Covid-19 forçou a realização de eventos de grande escala em modo virtual. Que vantagens você acha que esta modalidade tem? 

A nova normalidade nos obriga a nos adaptarmos aos tempos em que vivemos. Atualmente, sentimos e consideramos que o contato com o estudante e a presença em pessoa é algo que nunca pode ser substituído pela modalidade on-line, mas, ao contrário do acima exposto, acreditamos que as coisas acontecem por uma razão. 

Deste ponto de vista, o atendimento presencial tende a ter um custo muito mais alto do que a modalidade on-line e, neste momento em que a incerteza pode se apoderar de nós por causa da pandemia, é a maneira de poder continuar a formação no nível mais alto com um preço acessível para todos os estudantes do mundo. 

Isto também é algo que tem sido uma mudança muito importante, pois na edição anterior tivemos alunos de mais de dez países do mundo, algo que teria sido mais complicado no modelo de sala de aula. É hora de adaptar-se à realidade que o mundo vem experimentando desde o final de 2019 e o início de 2020.

 

Quais temas você pode prever para esta edição? 

Penso que faz parte das surpresas que pretendemos anunciar gradualmente, mas as áreas de intervenção de todos os temas são muito marcadas. Este é um congresso no qual teremos 4 palestrantes de peso em cada uma das áreas (prevenção, desempenho e saúde). Tentamos receber palestrantes que possam nos trazer suas experiências de forma que seus trabalhos possam ser interligados sem abordar um tópico específico para os quatro trabalhos em cada área.

 

Os estudantes da rede FUNIBER, UNEATLANTICO e JAM Sports poderão enviar seus trabalhos de pesquisa para o Comitê Científico do congresso para serem avaliados. Qual será o prêmio para o melhor classificado? 

Como em todos os congressos deste tipo, a exposição de obras é algo que tem que estar presente. Nosso Comitê Científico avaliará cada um dos trabalhos (todos os temas serão tratados por especialistas na área) para poder apresentar seus trabalhos durante 20 minutos no congresso. 

Por sua vez, os vencedores de cada área terão o presente da inscrição para a edição de 2023 e a possibilidade de fazer um coffee break durante o mês seguinte ao congresso com o palestrante de sua área selecionada para participar de uma reunião. Penso que estes são presentes suficientemente atrativos para nos encorajar a apresentar muitos trabalhos que nos permitirão colocar o congresso em um nível muito, muito alto.

 

Como você resumiria este evento a fim de torná-lo conhecido do público que não está ciente de sua existência? 

Nosso resumo seria algo como uma comunidade de amigos servindo uns aos outros, compartilhando conhecimentos a fim de avançar ainda mais o processo de aprendizagem. Consideramos que as experiências nos pertencem, mas não o conhecimento, então tentaremos compartilhá-lo juntos para que nossa capacidade de aprendizagem não fique atrás do progresso da ciência e da prática.

 

Inscrições para 8º Congresso Internacional de Reabilitação e Prevenção de Lesões na Atividade Física e no Esporte
e o 6º Congresso de Saúde e Exercício Físico