Álvaro Durántez ministra palestra sobre concertação em Ibero-América e Iberofonia na Universidade Autônoma de Lisboa (UAL)

Álvaro Durántez ministra palestra sobre concertação em Ibero-América e Iberofonia na Universidade Autônoma de Lisboa (UAL)

O Dr. Frigdiano Álvaro Durántez Prados, diretor da Cátedra FUNIBER de Estudos Ibero-Americanos e Iberofônicos e professor da Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO), ministrou a conferência Ibero-América, espaço de concertação e cooperação em processo de reformulação, nesta segunda-feira em Lisboa. A Iberofonia. A atividade fez parte do Curso Avançado de Estudos sobre América Latina, promovido pelo Departamento de Relações Internacionais no UAL e o Instituto Português da Defesa Nacional.

Durante a palestra, o professor Durántez destacou as imensas possibilidades de colaboração em todas as áreas oferecidas pela Ibero-América e pelos países de língua espanhola e portuguesa como um todo, das quais o trabalho educacional, cooperativo e cultural da FUNIBER é um expoente notório. Neste sentido, como diretor da Cátedra FUNIBER e professor da UNEATLÁNTICO, o doutor de Madri elogiou a colaboração acadêmica com outras instituições similares, a fim de facilitar o debate e a troca de ideias, assim como para disseminar o conhecimento. 

Durántez Prados participa há vários anos deste prestigioso ciclo que reúne figuras de destaque de diferentes países do Espaço Ibero-Americano e é liderado pela Dra. Nancy Gomes, considerada a principal especialista portuguesa no Sistema Ibero-Americano de coordenação e cooperação. A professora Gomes é atualmente a coordenadora científica da Graduação em Relações Internacionais da UAL, onde também coordena a Cátedra OEI em Estudos Ibero-Americanos, de recente criação.