FUNIBER Brasil realiza estudo ambiental para projeto de revitalização urbana no Rio de Janeiro

A FUNIBER Brasil foi contratada pelo Consórcio Norte Noroeste Fluminense para realizar um estudo de impacto ambiental. Tal estudo é ponto de partida para a realização de projetos de desenvolvimento social sustentável em bairros da região da Baixada Fluminense (Rio de Janeiro) com exclusão social e graves problemas ambientais. O objetivo principal é a inclusão social e intelectual em cada área atendida pelo projeto.

Em seu estudo, a equipe brasileira da FUNIBER avaliou estes locais, degradados pelo crescimento urbano desordenado, onde a expansão econômica e o crescimento demográfico geraram um acúmulo de problemas que exigem soluções racionais e imediatas. Desta forma, a vida comunitária de hoje precisa ser repensada. Do contrário, a comunidade urbana de periferia permanece sob os inúmeros riscos resultantes da falta de saneamento, dos baixos níveis de educação e inclusão social.

Diante desta situação, após extensa análise, a equipe da FUNIBER e o Consórcio Norte Noroeste Fluminense propõem uma série de medidas categorizadas em duas alternativas: medidas estruturais, que buscam sanar problemas com investimentos físicos materiais, e medidas não estruturais, que visa investir em recursos humanos.

Dentre os vários programas propostos para serem realizados através de parcerias público-privadas estão: programas de fomento à cidadania (identificação e treinamento de lideranças comunitárias), serviços educacionais (auxílio a jovens e crianças com dificuldades escolares), projetos educacionais ecológicos (construção de bibliotecas de ecologia, implantação de espaços socioambientais), fomento a ações comunitárias (preservação de recursos naturais, promoção da saúde familiar), incentivo a atividades culturais, esporte e de lazer comunitários, etc.