A Obra Cultural FUNIBER e a Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO), a Fundación Universitaria Internacional de Colombia (Fundação Universitária Internacional da Colômbia, UNINCOL) e o Fondo de Cultura Económica (Fundo de Cultura Econômica, FCE) inauguraram a exposição “Os Jantares de Gala( Las cenas de Gala)” e “Os Sonhos Caprichosos de Pantagruel (Los sueños caprichosos de Pantagruel)”, do artista Salvador Dalí, na sala de exposições Débora Arango, do Centro Cultural Gabriel García Márquez, em Bogotá, Colômbia.
A cerimônia de abertura contou com a presença de Juan Carlos Madrigal, diretor de Organizações, e Carolina Triana, representante da sede da FUNIBER na Colômbia.
A exposição estará aberta de 11 a 30 de junho e poderá ser visitada das 9h00 às 18h00. Durante esse mês, haverá um programa cultural variado que permitirá que visitantes de todas as idades mergulhem no universo onírico e provocativo do artista catalão.
Por um lado, “Os Jantares de Gala” é composta por 12 fotomontagens de Dalí inspiradas em um jantar de gala no restaurante Maxim’s, em Paris. Por outro lado, “Os Sonhos Caprichosos de Pantagruel” integra um conjunto de 25 litografias coloridas em papel japonês baseados na obra satírica e humanista do escritor francês François Rabelais.
São duas séries de gravuras do pintor de Cadaqués muito ilustrativas de seu estilo tão pessoal, que se encaixa nas correntes surrealistas, nas quais o absurdo, o onírico, o surpreendente e o bizarro formam um quebra-cabeça de peças de grande valor artístico.