Professor da FUNIBER participa de Congresso de Redes Colaborativas na Holanda

O Professor Diego J. Kurtz esteve presente no 15th IFIP Working Conference on VIRTUAL ENTERPRISES – Collaborative Systems for Smart Networked Environments (www.pro-ve.org), em Amsterdã – Holanda.

Na oportunidade, apresentou os progressos de sua pesquisa de doutorado em um trabalho denominado “Medição da Capacidade Empreendedora em Redes Colaborativas” e a aplicação empírica a ser desenvolvida. O objetivo foi testar os conceitos trabalhados até o momento e consolidar as relações com especialistas e linhas de pesquisa associadas ao tema de Redes Colaborativas de organizações.

Apesar de seu foco acadêmico, o evento reuniu consultores da área de redes de colaboração. O desenvolvimento de diversas linhas de pesquisa conduziu a debates acerca das diversas áreas de aplicação do tema e seus mais variados contextos, desde desenvolvimento de softwares e atuação colaborativa em plataformas virtuais, gestão de riscos, inovação coletiva, até modelos de negócios baseados em redes de colaboração. É neste último âmbito que Diego Kurtz desenvolve a sua pesquisa de doutorado.

O professor da FUNIBER está produzindo a sua pesquisa pelo Programa de Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina. A tese chama-se “Capacidades dinâmicas e desempenho em redes colaborativas organizacionais: um estudo associado a adaptação e resiliência em ambientes turbulentos” e tem como objetivo obter a plena compreensão da associação entre a atuação de uma organização em rede colaborativa e o desenvolvimento de capacidades dinâmicas, relacionadas às pressões e turbulências do ambiente. Espera-se também verificar o impacto (de ampliação, ou não) que o dinamismo das organizações gera em uma rede colaborativa, bem como a resultante no desempenho e resiliência destas organizações. O estudo está sendo realizado com 9 empresas que estão inseridas em uma rede de colaboração, no contexto de um projeto executado em uma instituição de ciência e tecnologia.