Finalizado com sucesso o projeto de cooperação internacional para dinamizar o turismo em El Salvador

Os participantes no projeto de capacitação de agentes de turismo de El Salvador, financiado pela Câmara de Deputados de Barcelona e coordenado pela FUNIBER, reuniram-se no dia 29 de junho para fazer um balanço das metas atingidas.

O encontro, realizado por videoconferência, contou com a participação dos representantes de todo o consórcio, incluindo a Prefeitura de Terrassa, o MITUR (Ministério de Turismo de El Salvador), a FUNIBER (Fundação Universitária Iberoamericana), o munícipio de Santa Tecla e a Fantastiq Transmedia.

Esta atividade se enquadra no encerramento do projeto concluído no dia 30 de junho. Neste evento foram repassadas todas as atividades realizadas e metas alcançadas, juntamente com os benefícios obtidos pela turma de agentes de turismo destinatários do projeto, representados pela Agência TOURBUS durante a videoconferência.

Entre os resultados, destacaram-se a criação de 9 rotas turísticas através dos programas El Planeador e TuristIQ, desenvolvidos pela Fantastiq Transmedia, ferramentas para criação de itinerários e de interação no ambiente móvel utilizadas pelos agentes de turismo para dinamizar sua atividade empresarial, sempre sob a assessoria e capacitação da FUNIBER, e baseando-se nas experiências da Prefeitura de Terrassa, como referências a aplicar.

Como conclusão, confirmou-se o bom desenvolvimento e aproveitamento do projeto, junto com o importante vínculo criado entre ambos os lados do Atlântico, para a potencial continuidade de experiências similares no futuro, onde o desenvolvimento turístico sustentável deve fazer parte das agendas de qualquer prefeitura do mundo.

Como encerramento das atividades, firmou-se um acordo de atuar com difusão à cidadania, mediante uma exposição fotográfica, de parte das metas alcançadas, durante a Festa Maior Solidária de Terrassa, celebrada no dia 5 de julho.