A Fundação Iberoamericana (FUNIBER), em colaboração com a Academia de Diplomacia do Reino da Espanha, a Asociación Iberoamericana de la Comunicación (ASICOM) e a Fundación Gustavo Bueno, organizam o III Fórum Iberoamericano e da Iberofonia.
O evento será realizado na segunda-feira, 22 de abril de 2024, às 19h, na sede da Real Sociedad Económica Matritense de Amigos del País (RSEMAP), localizada na Plaza de la Villa ,2, em Madri, Espanha.
O objetivo fundamental deste fórum é promover a integração, fortalecer laços e destacar o grande potencial da Iberoamérica e do conjunto de países de língua espanhola e portuguesa em todos os continentes na aquisição e fortalecimento de princípios e valores partilhados.
Na segunda edição do Fórum Iberoamericano e da Iberofonia, realizado na destacada Universidade de Oviedo, Dr. Álvaro Durántez Prados, Diretor de Relações Institucionais e da Cátedra FUNIBER de Estudos Ibero-Americanos e da Iberofonia, abordou o estado atual do Espaço Multinacional dos Países de Língua Espanhola e Portuguesa. Na ocasião, o embaixador da Liga dos Estados Árabes no Reino da Espanha, Malek Twal, destacou as boas relações que os países árabes têm mantido com a Espanha e o papel essencial da diplomacia na construção da paz.
Posteriormente, foi realizada uma mesa redonda para discutir «A importância da diplomacia nas relações internacionais», com a participação do embaixador de Angola no Reino de Espanha, D. Alfredo Dombe; o diretor da FGB, Gustavo Bueno; o cônsul geral do Uruguai na Espanha, Ramiro Rodríguez Bausero; o vice-reitor de Relações Institucionais da Universidad de Oviedo, Humberto Rodríguez; o presidente da Academia da Diplomacia, Santiago Velo de Antelo; e a vice-presidenta da ASICOM, Laura Galguera e D. F. Álvaro Durántez Prados.
Nessa ocasião, a cerimônia será presidida pelo Dr. Santiago Velo de Antelo, Presidente Executivo da Academia de Diplomacia. O Cônsul Geral da Espanha no México, Dr. Manuel Hernández Ruigómez, ministrará a conferência «A História: um poderoso elo entre a Espanha e o México».
O espaço de discussão será compartilhado por um grupo distinto de acadêmicos composto por D. F. Álvaro Durántez Prados, Dra. Laura Galguera e o Dr. Gustavo Bueno.
O trabalho das instituições organizadoras transformou as reuniões anteriores do Fórum Ibero-Americano e da Iberofonia em um epicentro de convergência e reflexão. Esse esforço contribuiu para dar maior visibilidade e influência aos países iberofônicos em nível internacional, facilitando a cooperação horizontal entre a África, a Europa e a América. Como resultado desse esforço, surgiram vários projetos nos últimos anos, que são um exemplo do escopo da cooperação internacional.
Para participar, é necessário confirmar presença no seguinte endereço de e-mail comunicacion@asicom.info