Projeto de inovação do setor agroalimentar no Peru é finalizado com sucesso

Projeto de inovação do setor agroalimentar no Peru é finalizado com sucesso

O projeto “Estimulo do setor agroalimentar do Peru com base na inovação e na inclusão comunitária” (Proyecto DIBA-Perú), coordenado pela FUNIBER, foi finalizado, alcançando todas suas expectativas

O objetivo do projeto foi o desenvolvimento de atividades e de serviços de apoio à inovação para as PME do setor agroalimentar do Peru, criando as bases de uma estrutura ativa e sustentável, no território peruano, vinculada às instituições e aos agentes privados de Barcelona (Espanha).

Entre os resultados mais em destacados do projeto podemos encontrar: capacitação de mais de 280 representantes de empresas do setor agroalimentar; criação de 10 iniciativas de projetos de negócios com a participação de empresas peruanas e companhias e instituições de Barcelona; apresentação de 3 projetos de fundos solidários no Peru; criação de um guia de empreendedorismo corporativo com metodologias de inovação de última geração; realização de uma viagem de uma delegação peruana à Barcelona, onde visitaram 5 centros tecnológicos e empresas de Barcelona e Sabadell; entre outras várias atividades.

Desta forma, como últimas atividades do projeto, foram realizadas diversas oficinas de capacitação em Lima e Ica, em 16 e 17 de junho, respectivamente.

Durante as jornadas de formação, foi apresentada a estratégia de especialização e de inovação inteligente (RIS3) realizada na União Europeia (EU) e as quais são políticas públicas e privadas desenvolvidas neste campo. Além disso, também foi apresentado como melhorar a competitividade das empresas através do impulso da inovação disruptiva.

As oficinas foram ministradas por Jordi García, Consulting Manager na Prysma; e Jordi Cusidó, Fundador da IGNITECH, ambos especialistas em inovação, gestão de mudança e transferência tecnológica.

O projeto “Estímulo do setor agroalimentar do Peru com base na inovação e na inclusão Comunitária“, financiado pela Província de Barcelona, contou com a participação da FUNIBER, do Instituto Tecnológico da Produção – ITP, da CITEalimenta, do Município de Rímac, do Município de Sabadell e da IGNITECH.