FUNIBER celebra em Camarões o Dia Internacional da Mulher

FUNIBER celebra em Camarões o Dia Internacional da Mulher

No marco do Dia Internacional da Mulher, celebrado a cada 8 de março desde 1975, a FUNIBER organizou nas instalações da Fundação em Yaundé (Camarões) a mesa redonda intitulada “A Mulher em um mundo de trabalho em evolução”

Neste ano de 2017, o Dia Internacional da Mulher foi dedicado “Às mulheres em um mundo laboral em transformação: em direção a um planeta 50-50 em 2030”, e por esta razão a FUNIBER organizou uma jornada com o objetivo de ressaltar a importância da formação superior entre as mulheres de Camarões para poder enfrentar e adaptar-se às mudanças e desafios que se apresentam no âmbito laboral.

O evento contou com a participação da Dra. Mayemi, Especialista em Anatomia e Patologia do Hospital Central de Youndé, a Sra. Balog, Docente e Líder de uma Associação de Mulheres de Camarões, Elodie Abatsong, Delegada da FUNIBER em Camarões e Sylvia Nemkam, responsável por Admissões da Fundação no país.

A conversa contou com a participação de mais de 30 mulheres que puderam conhecer o trabalho que a FUNIBER realiza no país, o Programa de Bolsas de Formação e a ampla variedade de Mestrados, Especializações e Doutorados que a Fundação patrocina através da Rede Universitária em que colabora.

Por outro lado, as representantes da FUNIBER em Camarões apresentaram a metodologia de estudo a distância (e-learning) que a Fundação promove como uma modalidade de formação que permite às mulheres conciliar a vida profissional e familiar com o estudo.

Com esta atividade, a FUNIBER ressalta a importância do papel da mulher para a evolução da sociedade e dos países, assim como a necessidade de seguir trabalhando pela igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

O Dia Internacional da Mulher foi celebrado pela primeira vez em 1911 na Alemanha, Áustria, Dinamarca e Suíça, e em 1975, coincidindo com o Ano Internacional da Mulher, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 8 de março como Dia Internacional da Mulher.