A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) entregou na última quarta-feira, dia 24 de janeiro, o primeiro lugar do IV prêmio do Concurso Publicação Solidária para a ganhadora, a aluna brasileira Natalí de Oliveira Alencar. A entrega, feita pela vice-diretora internacional da FUNIBER, Marta Escolá, aconteceu na cerimônia de abertura do III Encontro de Educação, realizado em Florianópolis (Brasil), evento que terminou no dia 26 de janeiro. O prêmio, avaliado em 1000 euros será doado, pela vencedora, à ONG Centro de Valorização da Vida (CVV).
Natalí de Oliveira participou do concurso com um emocionante texto sobre a CVV, uma organização que oferece ajuda para pessoas em situação de vulnerabilidade para prevenir os casos de suicídio, uma vez que se estima que morrem 32 pessoas por dia devido a esse motivo no Brasil. A atividade da CVV parece ainda mais importante quando é levado em consideração que a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 9 dos 10 casos de suicídio podem ser evitados. O texto, intitulado A doação do tempo em tempos de amargura, recebeu 4174 votos na página oficial do concurso e a publicação no Facebook alcançou 1.700 reações, sendo compartilhada 526 vezes e recebendo 351 comentários.
A estudante brasileira bolsista pela FUNIBER, que atualmente está cursando um Mestrado em Comunicação, da Universidad Europea del Atlántico (UNEATLÁNTICO), avaliou de forma positiva o fato de poder divulgar as atividades da CVV por meio do concurso e quem sabe, assim, poder ajudar alguém que necessita. Natalí, além disso, não descarta a participação de futuras edições do concurso, uma vez que escrever é uma das suas paixões e uma ótima oportunidade para divulgar as organizações não governamentais, como afirmou nesta recente entrevista.
A FUNIBER organiza, anualmente, o concurso de Publicidade Solidária com o objetivo de estimular a criação de textos que possam promover iniciativas solidarias ou atividades de ONGs, que muitas vezes passam despercebidas pela mídia e pelo público em geral. Além disso, a Fundação concede prêmios em dinheiro de 1000 euros ao vencedor e de 500 euros para o segundo lugar, para doarem a uma ONG de sua escolha.
Com iniciativas como o Concurso Publicação Solidária, a FUNIBER mostra seu compromisso e sua política de Responsabilidade Social Corporativa, além da sua vontade de contribuir ativamente para melhorar o ambiente social e ambiental.