FUNIBER participa da III Semana de Antropologia realizada em Barcelona (Espanha)

FUNIBER participa da III Semana de Antropologia realizada em Barcelona (Espanha)

A professora da Red Universitaria, onde a FUNIBER faz sua colaboração, Michelle Moreira apresentou em 14 de novembro uma oficina sobre a representação de indígenas e africanos no Brasil através da fotografia. A atividade foi realizada no Museu Etnológico e de Cultura do Mundo, localizado em Barcelona (Espanha) na III Semana de Antropologia.

Durante o encontro, organizado pelo Instituto Catalão de Antropologia, que reuniu estudantes, professores e pesquisadores da área de Antropologia e do Jornalismo, a professora Moreira apresentou um panorama histórico e crítico de como os povos indígenas e negros foram retratados na cultura brasileira.

Entre os temas abordados, o professor ressaltou a necessidade de aprender a ler imagens para entender sua importância no modo de pensar. “Cada vez mais o visual predomina como um senso de percepção. Escolas também devem alfabetizar o olhar “, comenta.

A professora Michelle Moreira tem formação em Jornalismo e Antropologia e é professora do Mestrado em Comunicação Corporativa, titulado pela Universidad Europea del Atlántico e patrocinado pela FUNIBER. Desde 2000, colabora com instituições ligadas à educação e cultura, atuando como educadora em diversas comunidades sociais. Como fotógrafa, ela desenvolve pesquisas acadêmicas e projetos próprios.