Reitor da UNIC cede abertura à exposição das obras de Joan Miró, na cidade do Cuito, Bié

Reitor da UNIC cede abertura à exposição das obras de Joan Miró, na cidade do Cuito, Bié

O Reitor da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), Dr. Carlos Jélvez Martinéz, deu abertura, nessa segunda-feira, 6 de Novembro de 2023, na cidade do Cuito, Bié, à exposição das obras artísticas de Joan Miró, Obra Cultural da Fundação Universitária Ibero-americana (FUNIBER) e da Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO).

Na ocasião, o Reitor apresentou o discurso de abertura, onde destacou a importância das obras do renomado artista espanhol catalão, Joan Miró. “É uma honra para nós apresentarmos as obras culturais e artísticas da FUNIBER à província do Bié. Essa exposição é muito mais do que simplesmente mostrar a obra do artista espanhol Joan Miró, é um perfeito lembrete à consideração das relações entre Angola e Espanha, e entre todos os países do grande espaço multinacional da Iberofonia, pois a cultura é um elemento chave na relação entre pessoas, povos e nações”, descreveu o Dr. Carlos Jélvez Martínez.

O Reitor Carlos Martínez falou também da importância que tem, as instituições de ensino apostarem na promoção da cultura no mundo inteiro.

O Dr. Aristides Cambuta, Director Geral Adjunto para a área académica da Escola Superior Pedagógica de Bié (ESPE-Bié), na sua intervenção sublinhou o que as obras de Joan Miró expressam: “representam a expressão mais nobre da criactividade humana, e essa cerimónia de exposição representa um acto de democratização da cultura e do ensino, porquanto várias personalidades podem ter acesso à cultura e à arte”, disse Aristides, enfatizando que isso serve de inspiração para os estudantes da UNIC e ESPE-Bié.

“O artista Miró demonstrou que é possível descrever a natureza por meio da arte. Nessas obras é possível percebermos a imaginação do autor, e esse evento é uma prova inequívoca de que, as instituições de ensino superior, com base nos processos substantivos do ensino, a Investigação Científica, a Extensão Universitária e a gestão, estão preocupadas com a preservação da arte”, rematou o Director Geral Adjunto da ESPE-Bié, que convidou a sociedade do Bié a abraçar a oportunidade de se ter obras de tamanha magnitude internacional na província.

O acto teve lugar na Mediateca Abel Abraão, na cidade do Cuito e assistiram à cerimónia de apresentação membros de direcção da UNIC, além do Reitor, o Secretário Geral, António Sicato, Jorge Molina, Decano da Faculdade de Engenharia, Wandir Scharf, Gerente, Jaime Aspiazu, Director da Curso de Nutrição Humana e Dietética, Luciana Guedes, Directora da Licenciatura em Jornalismo, Bernardo Chissende Director do Departamento de Comunicação, docentes e estudantes de Jornalismo; da Escola Superior Pedagógica do Bié (ESPE-Bié), o Director Geral-Ajunto para a área académica, Dr. Aristides Cambuta, Fineza Sanches Directora do Departamento de Telecomunicações e Comunicação, Ermelinda Jaime, Chefe do Departamento Jurídico e Intercâmbio, e estudantes; o Director da Mediateca Abel Abraão e a Vice-directora da academia de Artes Valter Camboja, Marlene Chiengo. A cerimónia de abertura teve a cobertura da Televisão Pública de Angola (TPA) e da Rádio Bié, meios de comunicação sociais públicos.

A exposição das obras do artista poeta catalão Joan Miró, Obras Culturais da FUNIBER foi inaugurada pelos Reis de Espanha, Dona Letizia e Filipe VI, aquando da sua visita a Angola, em Fevereiro de 2023, no Banco Económico, em Luanda.

Em colaboração com a FUNIBER, a UNEATLANTICO, a ESPE-Bié, o Governo do Bié, a Academia de Artes Valter Cambodja, a UNIC criou uma equipa de trabalho preparada para oferecer um atendimento personalizado aos visitantes, durante o período que durar a exposição.

A apresentação acontece desde o dia 6 a 27 de Novembro, o acesso é aberto ao público do Bié, e a entrada é gratuita. O horário da exposição é das 10h às 17h00, todos os dias, na Mediateca Abel Abraão.