A Obra Cultural da FUNIBER e a Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO) celebraram recentemente a inauguração da exposição “A Divina Comédia” de Salvador Dalí em David, Panamá.
A coleção, exposta de 26 de agosto a 6 de setembro, encontra-se no auditório da Faculdade de Ciências Empresariais da Universidade Autónoma de Chiriqui (UNACHI). A cerimónia de inauguração contou com a presença do Dr. Jorge López, Vice-Reitor de Extensão e do Sr. Agapito Cortizo Montero, Cônsul Honorário da Espanha em David. A FUNIBER esteve representada por Gregorio Urriola Candanedo, Diretor Geral da FUNIBER Panamá, Sindy Martínez, Diretora Executiva da FUNIBER no país, Marjorhi Franco, Assistente Administrativa da FUNIBER Panamá, e Luisa Fernanda Celis, representante da FUNIBER Colômbia. O pintor Manuel Montilla, de Chiriqui, fez uma rica descrição das gravuras para os presentes.
“Trata-se de uma coleção tão extensa, que só pode ser vista nos grandes museus do mundo, e que nesta ocasião se tornou uma realidade na província de Chiriquí para que jovens e adultos possam apreciar o conteúdo de cada obra”, afirmou Gregorio Urriola Candanedo durante a cerimónia de abertura.
A coleção “A Divina Comédia” de Dalí está dividida em três séries de trinta e três obras que retratam os três cantos do poema imortal de Dante e contém: Inferno, Purgatório e Paraíso.
A série é também acompanhada de uma introdução, na qual Dalí, o génio incontestável das representações surrealistas, trabalhou sobre a obra de Alighieri.
As ilustrações de “A Divina Comédia, parte da Obra Cultural da FUNIBER e UNEATLANTICO foram uma encomenda do governo italiano a Dalí por ocasião do 700º aniversário do nascimento de Dante Alighieri em 1965. Ao receber esta importante tarefa, Dalí declarou que “foi um dos projectos mais importantes da sua carreira”, já que o seu trabalho demorou cinco anos nas aguarelas, supervisionando as placas de xilogravura uma a uma.