A FUNIBER Portugal participa no colóquio «Mário Soares e a América Latina: passado, presente e futuro»

A FUNIBER Portugal participa no colóquio «Mário Soares e a América Latina: passado, presente e futuro»

A Fundación Universitaria Iberoamericana (Fundação Universitária Iberoamericana, FUNIBER) em Portugal esteve representada pela Dra. Nancy E. Ferreira Gomes, diretora da Fundação nesse país, no colóquio «Mário Soares e a América Latina: passado, presente e futuro». Um evento organizado pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), a Universidade Autónoma de Lisboa, a Fundação Mário Soares e María Barroso (FMSMB), a Fundação Friedrich Ebert Stifung (FES), o Instituto para a Promoção da América Latina (IPDAL), o Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), o Instituto Diplomático e a Embaixada do México em Portugal.

O colóquio, em comemoração ao centenário de Mário Soares, teve como foco refletir sobre o legado deste influente político português na história da América Latina. Mário Soares, reconhecido pelas suas contribuições políticas, económicas e sociais, estabeleceu sólidas relações de cooperação com vários países latino-americanos, fortalecendo os laços entre a Europa e o subcontinente americano.

Na sua participação como oradora na conferência «Portugal e as Cimeiras Ibero-Americanas», juntamente com outros convidados como Cristina Manzano, diretora de relações externas da SEGIB, Raquel Patrício, professora do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, e Ricardo Vitória, coordenador da Conferência Ibero-Americana, a Dra. Nancy E. Ferreira abordou temas-chave sobre as relações entre Portugal, a América Latina e a Europa. Ela destacou a relevância das cimeiras ibero-americanas como espaços de diálogo e cooperação para abordar temas para o desenvolvimento conjunto das nações.

Da mesma forma, Andrés Malamud, investigador do ICS-UL, na conferência «Relações Europa-América Latina», destacou a importância de uma maior cooperação e diálogo político entre a Europa e a América Latina, sublinhando a necessidade de uma projeção conjunta num mundo globalizado. Foi enfatizado que o futuro das relações políticas, económicas e culturais entre as duas regiões depende de fatores como inovação, investigação e demografia, apontando que a Europa, sendo uma região envelhecida, pode encontrar na América Latina um parceiro dinâmico e promissor.

Este colóquio, enquadrado no legado de Mário Soares, serviu de plataforma para refletir sobre o papel crucial das relações políticas e económicas entre a Europa e a América Latina, reafirmando a importância da colaboração e do entendimento mútuo para construir um futuro próspero e sustentável para ambas as regiões.

A FUNIBER reafirma o seu compromisso com a promoção da cooperação ibero-americana e o fortalecimento dos laços entre a Europa e a América Latina, traçando um caminho para um futuro de colaboração e prosperidade mútua.