A Cátedra FUNIBER de Estudos Ibero-Americanos e da Iberofonia, dirigida pelo cientista político espanhol Dr. Frigdiano Álvaro Durántez Prados, pioneiro e impulsionador do pan-iberismo contemporâneo, anunciou o lançamento do Doutorado em Estudos Ibero-Americanos e da Iberofonia, e do Mestrado em História, Geopolítica e Globalização da Ibero-América e da Iberofonia, que incluirá uma Especialização Universitária em História do Mundo Hispânico e Iberófono. Esses programas acadêmicos serão ministrados na modalidade de ensino à distância e serão titulados pela Universidad Internacional Iberoamericana de México (Universidade Internacional Iberoamericana do México, UNINI México), e pela Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO), de Santander, na Espanha, ambas instituições pertencentes à Rede FUNIBER.
A lógica e a potencialidade derivadas da afinidade substantiva entre os dois principais idiomas ibéricos, o espanhol e o português, com profundos e numerosos elementos de natureza cultural, histórica, geopolítica e cooperativa, estão na base do espaço multinacional de países de línguas espanhola e portuguesa ‒o chamado Espaço Pan-Ibérico ou da Iberofonia‒, que supõe uma superação da Comunidade Ibero-americana de Nações e que corresponde, em grande medida, ao somatório desta e da Comunidade de Países de Língua Portuguesa. Trata-se de um conjunto multinacional que na atualidade agrupa mais de novecentas milhões de pessoas e cerca de trinta países de todos os continentes —América, África, Europa, Ásia e Oceania—, constituindo o primeiro bloco linguístico do mundo e que supera um décimo da população humana, representando, em termos ponderados, um quinto da superfície do planeta.
O estudo deste espaço multinacional iberofalante emergente e da formação de especialistas e profissionais preparados para abordar esta nova realidade e seus desafios subsequentes se convertem em um imperativo acadêmico e universitário ineludível no mundo globalizado de nossos dias. O Doutorado em Estudos Ibero-Americanos e da Iberofonia, e o Mestrado em História, Geopolítica e Globalização da Ibero-América e da Iberofonia, promovidos pela Cátedra FUNIBER de Estudos Ibero-Americanos e da Iberofonia, são os primeiros programas acadêmicos de seu gênero a nível mundial no âmbito universitário internacional.
Estes programas, em cuja preparação com a Cátedra colaboraram substancialmente a Fundación Gustavo Bueno (Fundação Gustavo Bueno), centro associado da Universidad Europea del Atlántico, oferecem um enfoque integral e multidisciplinar, proporcionando aos estudantes e pesquisadores as ferramentas necessárias para analisar problemas globais, formular políticas efetivas e liderar projetos internacionais no cenário pan-ibérico e global. Com uma sólida formação em História, Geopolítica, Relações Internacionais e Antropologia Social, os graduados destes programas universitários de pós-graduação estarão preparados para exercer o ofício com sucesso em diversas áreas do âmbito internacional, com especialização no mundo hispanofalante e lusófono e com uma visão marcadamente universalista. O mestrado específico, com uma carga letiva de 90 créditos a serem concluídos em um período de dois anos, inclui uma Especialização em História do Mundo Hispânico e Iberófono, de 54 créditos, para os alunos que desejem se concentrar no campo historiográfico do Espaço Pan-Ibérico. Os programas, em sua primeira edição, serão ministrados na língua espanhola, mas está prevista sua posterior apresentação em língua portuguesa.
O Mestrado em História, Geopolítica e Globalização da Ibero-América e da Iberofonia oferece um enfoque integral e multidisciplinar que cobre em profundidade aspectos fundamentais geopolíticos, históricos, contemporâneos e de prospecção do mundo hispanofalante e lusófono, atendendo igualmente a sua incidência no contexto global. Ao longo do programa, os estudantes explorarão:
- Fundamentos Teóricos de História, Geopolítica, Relações Internacionais e Globalização. Um marco geral que proporciona as bases conceituais precisas para entender e analisar as dinâmicas do Mundo Ibérico no contexto globalizado, com especial ênfase na conformação passada e presente das Comunidades Multinacionais.
- História Geral do Mundo Ibérico, hispanofalante e lusófono, em todos os continentes; desde a Idade Pré-Hispânica à atualidade, passando pela Era dos Descobrimentos e a primeira globalização, pela Monarquia Hispânica e pelos Impérios Espanhol e Português, pela Idade Contemporânea e a articulação das atuais nações soberanas iberofalantes.
- Elementos identitários do Espaço Pan-Ibérico ou da Iberofonia, incluindo as bases conceituais e a evolução histórica do pensamento pan-ibérico, bem como a análise do fenômeno da propaganda anti-hispânica e da Lenda Negra.
- A Articulação Atual do Espaço da Iberofonia, assentado em todos os continentes, com especial atenção à Comunidade Ibero-Americana de Nações e à Comunidade de Países de Língua Portuguesa, assim como à atual convergência e articulação do mundo hispanofalante e lusófono.
- Atlas Contemporâneo da Iberofonia. Uma rigorosa e extensa análise das características, dimensões e recursos dos atuais países e povos iberófonos de todo o mundo, como também de sua projeção internacional mediante sua participação nos diversos mecanismos diplomáticos e multilaterais atuais.
- Visão Prospectiva e Participativa da Comunidade Mundial Iberófona na articulação e governança da atual globalização. Estudar-se-á como a experiência histórica e o tradicional universalismo pan-ibérico podem contribuir a articular um mundo mais justo e equilibrado.
A realização do Doutorado em Estudos Ibero-Americanos e da Iberofonia, que será titulado pela Universidad Internacional Iberoamericana – UNINI, do México, exigirá, além disso, a elaboração de uma tese de doutorado, trabalho de pesquisa original e inédito na área.
A Cátedra FUNIBER de Estudos Ibero-Americanos e da Iberofonia
Como primeira plataforma universitária mundial de vocação iberófona e pan-ibérica, presente no conjunto de países de língua espanhola e portuguesa de todos os continentes, a Fundação Universitária Iberoamericana conta com a Cátedra FUNIBER de Estudos Ibero-Americanos e da Iberofonia, marco acadêmico de caráter interdisciplinar, interuniversitário, intercontinental e bilíngue espanhol-português compartilhado pela Universidad Europea del Atlántico (Espanha), pela Universidad Internacional Iberoamericana – UNINI (México), pela Universidad Internacional Iberoamericana – UNIB (Porto Rico), pela Fundación Universitaria Internacional de Colombia (Fundação Universitária Internacional da Colômbia), pela Universidade Internacional do Cuanza (Angola) e a Universidad de La Romana (Universidade de La Romana, República Dominicana). Junto a o Mestrado em História, Geopolítica e Globalização da Ibero-América e da Iberofonia, e à Especialização em História do Mundo Hispânico e Iberófono, a Cátedra FUNIBER organiza conferências temáticas e, em colaboração com outras instituições, o Fórum Ibero-Americano e da Iberofonia.
A direção da Cátedra FUNIBER e dos novos programas de pós-graduação está a cargo do cientista político espanhol Frigdiano Álvaro Durántez Prados, acadêmico com extenso currículo institucional e internacionalista. Doctor Europeus e Prêmio Extraordinário de Doutorado em Ciências Políticas pela Universidad Complutense de Madrid (Universidade Complutense de Madrid), é pioneiro na corrente contemporânea do Pan-iberismo (também denominada Iberofonia), teoria e tendência geopolítica e cooperativa que propugna a definição e a articulação de um espaço multinacional de países soberanos e de povos de línguas espanhola e portuguesa de todos os continentes, sem exceções geográficas.
Os interessados podem preencher o formulário de candidatura disponível no site da FUNIBER ou entrar em contacto com a sede da Fundação no seu país para receber aconselhamento personalizado sobre o processo de candidatura.

