Editora da UNICAMP publica pesquisa de professor da área de meio ambiente

Editora da UNICAMP publica pesquisa de professor da área de meio ambiente
Editora da UNICAMP publica pesquisa de professor da área de meio ambiente

O trabalho de pesquisa sobre “modernização ecológica” do professor Leonardo Ribeiro, tutor da área de Meio ambiente da Rede Universitária em que a FUNIBER colabora, foi publicado recentemente pela editora da Universidade de Campinas (UNICAMP)

A editora da UNICAMP publicou recentemente o livro “Clima de tensão: ação humana, biodiversidade e mudanças climáticas”, que inclui diversos estudos sobre a biodiversidade e a mudança climática. Entre as pesquisas incluídas no livro, destaca-se a do professor Leonardo Ribeiro, cujo trabalho tem como título: “Megaprojetos no litoral norte paulista: grandes empreendimentos de infraestrutura como ‘Gatilhos’ para um processo de modernização ecológica”, o trabalho contou com a coautoria dos professores Leila da Costa Ferreira, Carlos Alfredo Joly e Allan Yu Iwama, todos do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais da Universidade de Campinas (Unicamp).

O professor Leonardo Ribeiro é Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa e Doutor em Ambiente e Sociedade pela UNICAMP. O trabalho final do Doutorado, intitulado “Megaprojetos no Litoral Norte Paulista: O papel dos grandes empreendimentos de infraestrutura na transformação regional”, foi promovido pela Unicamp para concorrer ao Prêmio Capes de melhores teses brasileiras em 2014.

No capítulo escrito pelo professor Leonardo Ribeiro, o especialista analisa a modernização ecológica, uma das mais interessantes teorias de sociologia ambiental, também avalia a metodologia para um estudo empírico dos impactos derivados da instalação de grandes obras de infraestrutura em uma área com grande relevância ambiental e grandes problemas sociais.

A Universidade de Campinas (UNICAMP), responsável pela edição, foi escolhida como a melhor Universidade da América Latina segundo o ranking THE de 2017.

Links relacionados: