FUNIBER participa de estudo sobre as recomendações éticas da UNESCO na gestão da Covid-19

FUNIBER participa de estudo sobre as recomendações éticas da UNESCO na gestão da Covid-19

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) está participando de um estudo para medir a percepção pública da resposta à Covid–19, a partir das recomendações éticas propostas pela UNESCO.

O estudo é coordenado pelo Centro Nacional de Documentação em Bioética, na Espanha, com base na “Declaração conjunta sobre a Covid-19″: Considerações éticas de uma perspectiva global”. Essa Declaração foi publicada em 6 de abril de 2020 pela UNESCO, através do Comitê Internacional de Bioética (CIB) e da Comissão Mundial de Ética do Conhecimento Científico e Tecnológico (COMEST).

O documento, enviado aos Estados-membros, propõe 11 recomendações éticas sobre a resposta global à Covid-19. Como critérios gerais de ação, ele apela a três aspectos fundamentais: o abandono das diferenças geográficas, econômicas e culturais; o desenvolvimento de ações conjuntas e coordenadas; e o compartilhamento de responsabilidades.

Além disso, por meio dessa declaração, a UNESCO encoraja particularmente os Comitês nacionais, regionais e internacionais de Ética e Bioética a estabelecerem diálogos construtivos com os governos correspondentes, a fim de facilitar uma resposta efetiva ao Covid-19.

O grupo de pesquisa, coordenado pelo Centro Nacional de Documentação em Bioética, está realizando o estudo com o objetivo de conhecer a percepção do público sobre a resposta à Covid-19, tomando como referência a Declaração.

Desde a declaração da pandemia causada pela Covid-19, foram realizadas diferentes ações por parte da FUNIBER. A participação nesse estudo visa também colaborar no setor de pesquisa.

A participação no estudo é anônima e voluntária, e consiste em responder a um questionário baseado nas 11 recomendações. O questionário também inclui indicadores sociossanitárias de exposição ao patógeno.

Encorajamos a todos que queiram participar a fazê-lo, clicando no link a seguir:

Participar do estudo da UNESCO sobre a Covid-19