Lançamento da formação de educadores em ambientes virtuais de aprendizagem do projeto LOVEDISTANCE

Lançamento da formação de educadores em ambientes virtuais de aprendizagem do projeto LOVEDISTANCE
formador-lovedistance

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) iniciou, em novembro passado, uma formação de educadores dentro das ações contempladas no projeto Erasmus+ LOVEDISTANCE.

Esta formação de educadores consiste em duas partes principais:

  1. “Formação de educadores Barcelona 2020 – TofT BCN 2020”: 4 dias de formação sincrônica, em 24, 25, 26 e 30 de novembro de 2020.
  2. Formação on-line assincrônica de 10 semanas: de 20 de dezembro de 2020 a 13 de fevereiro de 2021.

O curso “Formação de educadores Barcelona 2020” foi frequentado por 52 profissionais (10 funcionários administrativos e 42 professores universitários) de 3 universidades da Geórgia (ISU, BSU, TESAU), 1 universidade romena (TUCN), 3 instituições de Israel (LEVINSKY, ONO, MEITAL), duas universidades espanholas (UVIGO, FUNIBER), bem como o Instituto Politécnico do Porto (IPP), o líder português do projeto.

A formação ocorreu no campus virtual projetado pela equipe de TIC da FUNIBER. Através de diferentes webinars, os instrutores apresentaram ferramentas para projetar programas didáticos em ambientes virtuais de aprendizagem, bem como as diferentes metodologias e técnicas de e-learning.

Foram descritos os diferentes recursos e ferramentas para o projeto do campus virtual e suas características de aparência, gerenciamento e operação; assim como diferentes propostas educacionais inovadoras baseadas em TIC e as habilidades digitais necessárias para melhorar a intervenção pedagógica no ensino on-line.

A equipe de instrutores da FUNIBER foi liderada por Thomas Prola (Área de Projetos) e formada por Silvia Pueyo, Vanessa Anaya, Sandra Camelo, Andresa Sartor, Juliana Azevedo (Área de Educação), Salvador Banderas (Área de TIC), Mariana Dornelles e Enrique Villanueva (Área de Comunicação).

A segunda parte da formação está sendo realizada atualmente, de forma assincrônica, também através do campus virtual projetado pela equipe de TIC da FUNIBER e coordenado pela Área de Educação. O principal objetivo é definir o papel do pessoal acadêmico envolvido em ambientes virtuais. A formação é realizada através de 7 etapas principais, desenvolvidas a partir de disciplinas elaboradas por autores especializados na área de formação em ambiente virtual e atividades específicas.

O projeto LOVEDISTANCE (Learning Optimization and Academic Inclusion Via Equitative, Distance Teaching and Learning) visa contribuir para melhorar o acesso e a qualidade do ensino superior para pessoas socialmente vulneráveis em Israel e na Geórgia, sendo financiado pela agência de financiamento europeia EACEA (Education, Audiovisual and Culture Executive Agency).

É possível acompanhar as atualizações do projeto através de sua página no Facebook.

#ErasmusPlus #LOVEDISTANCE