Pianista José Luis Nieto prevê retorno aos palcos

Pianista José Luis Nieto prevê retorno aos palcos

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) entrevistou recentemente o pianista espanhol José Luis Nieto, cuja turnê programada pelo México e pela República Dominicana, patrocinada pela Obra Cultural da FUNIBER, foi suspensa no ano passado devido ao início da pandemia Covid-19.

O artista destaca que o campo da cultura foi seriamente afetado a nível “econômico e psicológico” de forma semelhante aos demais setores, embora lembre a “vulnerabilidade” que o coletivo musical vivenciou em particular, diante do cancelamento de concertos e shows.

O período de confinamento fez com que um grande número de músicos utilizasse a internet e as redes sociais para continuar oferecendo conteúdo ao público. Algo que, segundo Nieto, ferrenho defensor da música ao vivo, não pode ser vivido da mesma forma. “O encanto e a magia se perdem, por mais avançada que seja a tecnologia”, defende o famoso pianista.

Com a flexibilização das restrições e da taxa de vacinação, Nieto espera voltar aos estágios em 2022, ano para o qual já está programando sua agenda, dependendo da situação particular de cada país.

A pianista aconselha os jovens músicos que “a pandemia é um bom momento para fazer mudanças na forma como conduzem a sua carreira e saem mais fortes” e convida-os a refletir sobre o que pode ser melhorado para se adaptarem a este “novo normal”.

Seu canal no YouTube, ferramenta de contato com os fãs durante esse período de ausência, trata de diversos conteúdos, desde sessões didáticas até entrevistas. A sua boa recepção motivou-o a continuar a oferecer conteúdos por meio deste canal audiovisual enquanto aguarda o retorno da sua atividade musical para o ano de 2022.