FUNIBER e OISS trabalharão juntas para o bem-estar sociolaboral e econômico dos países de língua espanhola e portuguesa

FUNIBER e OISS trabalharão juntas para o bem-estar sociolaboral e econômico dos países de língua espanhola e portuguesa

Na quarta-feira, 11 de maio, o Dr. Santos Gracia Villar, na qualidade de Presidente da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), assinou em Madri um acordo-quadro de colaboração com a Organización Iberoamericana de Seguridad Social (OISS), uma organização internacional que reúne mais de 160 instituições dos países ibero-americanos e todas aquelas ligadas pelos idiomas espanhol e português. A ISSO foi representada por sua Secretária Geral, Dra. Gina Magnolia Riaño Barón, ex-Ministra do Trabalho e Previdência Social da Colômbia.

Por meio do acordo, que tem uma duração inicial de quatro anos, ambas as instituições colaborarão em projetos conjuntos para disseminar o conhecimento, especialmente no que diz respeito à internacionalização da Previdência Social, à adaptação de seus órgãos de gestão e à pesquisa acadêmica nas áreas de proteção social e trabalhista. Para este fim, o acordo prevê a implementação de cursos, estudos, projetos acadêmicos e quaisquer outras iniciativas que resultem em uma contribuição efetiva para os objetivos perseguidos. 

 

O compromisso social da FUNIBER

A assinatura do acordo com a OISS é um novo e importante marco no compromisso social e na cooperação educacional, cultural e técnica da FUNIBER com as sociedades de língua espanhola e portuguesa. Nas palavras de Santos Gracia: “Para nós, a colaboração com o OISS representa um desafio particularmente emocionante, pois nos permite trabalhar para melhorar as condições sociolaborais e econômicas do Espaço Iberofônico”, entendido como o encontro dos 850 milhões de falantes das duas grandes línguas ibéricas. Neste sentido, a OISS se beneficiará da extensa rede acadêmica e profissional da FUNIBER, com presença em mais de 30 países, especialmente nesta área.

 

Relevância da ISSO no contexto internacional

O acordo alcançado vincula a FUNIBER a uma organização internacional que se destaca singularmente, do ponto de vista técnico e especializado, na melhoria social e trabalhista e no estabelecimento de pontes entre os países de ambas as línguas. De acordo com o Dr. Frigdiano Álvaro Durántez Prados, Diretor de Relações Institucionais da FUNIBER e que participou da elaboração do acordo: “É preciso lembrar a antiguidade e a importância da OISS, órgão internacional do Sistema Ibero-Americano que alcançou uma de suas principais conquistas históricas: o Convenio Iberoamericano de Seguridad Socia, que facilita a proteção sociolaboral dos trabalhadores e pensionistas que se deslocam nessa área. ”

Além disso, Durántez destacou a natureza inclusiva da OISS: “Como organização internacional, assumiu desde muito cedo uma visão e projeção iberofônica na própria definição de seus membros, contemplando e aceitando teoricamente a incorporação de qualquer país de língua espanhola e portuguesa sem limitações geográficas. Com esta fórmula aberta e flexível, a OISS deixa formalmente a porta aberta a qualquer país iberofônico, tornando-o pioneiro na geminação institucional de países ligados pelas duas grandes línguas ibéricas”, observou o acadêmico.

Por sua vez, o Dr. Riaño Barón, em nome da organização, disse: “Esta parceria visa fortalecer as atividades de treinamento da ISSO em novos assuntos e temas relacionados à transformação digital, que contribuem para melhorar as capacidades dos funcionários públicos e fortalecer os sistemas de previdência social da região”