General Luis Feliu destaca o trabalho da FUNIBER em colaboração entre países de língua espanhola e portuguesa

General Luis Feliu destaca o trabalho da FUNIBER em colaboração entre países de língua espanhola e portuguesa

Nesta quarta-feira, a Faculdade de Direito da Universidade CEU de San Pablo em Madri acolheu o seminário Plus ultra: aportaciones españolas a la logística transcontinental, moderado por Rafael Maldonado de Guevara y Delgado, professor da Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO) e membro da Cátedra FUNIBER de Estudos Ibero-Americanos e Iberofonia.

O primeiro orador foi o general aposentado Luis Feliu Bernárdez, vice-presidente da Academia de Artes e Ciências Militares e ex-diretor da revista Revista Ejército. O oficial militar começou seu discurso explicando o sistema vice-jurídico da monarquia hispânica na América e nas Filipinas, assunto que mais tarde vinculou a uma defesa da Iberofonia, entendida como a atual reunião dos 850 milhões de falantes de espanhol e português sem restrições geográficas. Nesse sentido, o General Feliu elogiou as teses iberofonas do Dr. Frigdiano Álvaro Durántez Prados, também professor da UNEATLANTICO e diretor da referida Cátedra FUNIBER. Além disso, Luis Feliu destacou o trabalho e a projeção da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) na colaboração de hispanidade e lusófonos por meio da educação, cooperação e cultura.

O discurso do general foi seguido de apresentações de Javier Wrana, Professor de Economia da Universidade Rey Juan Carlos em Madri, e do capitão e jurista da reserva galega José Ricardo Pardo Gato. O professor Wrana tratou das rotas transoceânicas hispânicas no Atlântico e no Pacífico, enquanto Pardo Gato apresentou seu último livro La Antártida. Logística en los confines del conocimiento, publicado recentemente pelo Ministério da Defesa. Ambos os oradores apoiaram as palavras de Feliu e concordaram com as imensas possibilidades oferecidas pela perspectiva iberofônica a partir da estrutura geoestratégica e geolinguística proposta por Durántez. Por sua vez, Ricardo Pardo salientou o papel especial que a Galícia é chamada a desempenhar, dadas as suas ligações especiais com Portugal, neste novo Espaço de Iberofonia.

 

Colaboração da FUNIBER nos Seminários

A atividade encerra uma série de quatro simpósios sobre História e Direito e uma visita acadêmica a Salamanca que a Faculdade de Direito da Universidade CEU San Pablo organizou neste ano acadêmico dentro do programa Seminarios de razonamiento jurídico, liderados pelo Reitor Alfonso Martínez-Echevarría e García de Dueñas, Professor de Direito Comercial e Diretor da Cátedra de Direito dos Mercados Financeiros da instituição madrilena.

Todo o ciclo foi desenvolvido com a colaboração ativa da FUNIBER e UNEATLANTICO, com a coordenação e moderação do Professor Rafael Maldonado e as contribuições intelectuais do Dr. Durántez, que também atuou como conferencista inaugural do ciclo. Da mesma forma, a visita a Salamanca fez parte do acordo de colaboração assinado em março passado pela FUNIBER e a Prefeitura de Salamanca para posicionar Salamanca como a capital cultural e linguística da Iberofonia e um ponto de encontro para os falantes das duas grandes línguas ibéricas.