FUNIBER e OEI unem forças para promover a intercompreensão recíproca entre os falantes de português e espanhol

FUNIBER e OEI unem forças para promover a intercompreensão recíproca entre os falantes de português e espanhol

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) e a Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y Cultura (OEI) assinaram recentemente um acordo de cooperação em Madri. Em nome da Fundação, o acordo foi ratificado por seu presidente Santos Gracia Villar, enquanto a IEO foi representada por seu secretário geral, Manuel Jabonero.

Por meio do acordo, ambas as entidades unem forças para promover a educação, a ciência e a cultura na região Ibero-Americana e, em geral, em todos os países de língua espanhola e portuguesa nos diferentes continentes. Mais especificamente, a FUNIBER e a OEI colaborarão na “promoção e divulgação da língua portuguesa na região Ibero-Americana, bem como da língua espanhola em todos os países em que o português é oficialmente falado”, para os quais serão oferecidos cursos específicos de intercompreensão da língua portuguesa para os falantes de espanhol e de língua espanhola para os falantes de português.

Para isso, o acordo prevê uma série de ações prioritárias. Assim, serão geridos estágios virtuais para alunos de Tradução e Interpretação para a difusão dos documentos produzidos pela OEI nas duas línguas. Da mesma forma, as duas instituições colaborarão com os graus de Educação Infantil Bilíngue e Educação Primária Bilíngue desenvolvendo um seminário na área de Educação Intercultural Bilíngue, bem como no tema de Interculturalidade e Educação, presente nos cursos de pós-graduação nesta área do conhecimento.

 

Responsabilidade social da FUNIBER

O acordo também inclui um aspecto social relevante, já que ambas as partes se comprometem a divulgar os programas de ajuda e bolsas de estudo da FUNIBER a fim de facilitar o acesso ao ensino superior para os setores mais desfavorecidos. A este respeito, Santos Gracia destacou a oportunidade oferecida pela cooperação com a OEI para aprofundar o compromisso da FUNIBER com a promoção social dos mais vulneráveis por meio da educação, ciência e cultura, um esforço no qual a Fundação vem trabalhando há um quarto de século.

 

Organização internacional iberoamericano

Por meio do acordo alcançado, a FUNIBER associa-se à OEI, uma organização governamental internacional com 23 países membros. A OEI fortalece as políticas públicas ibero-americanas e a cooperação nos campos da educação, ciência, tecnologia e cultura, no contexto do desenvolvimento integral. Como tal, a OEI é a maior organização de cooperação multilateral entre os países ibero-americanos de língua espanhola e portuguesa, com mais de 3.000 pessoas trabalhando em cerca de vinte países ibero-americanos. 

Além de Gracia e Jabonero, participaram da cerimônia de assinatura, Paula Sánchez e Esther Lence, especialistas da área de Ensino Superior e Ciência, e Mariana Migliari, especialista do Programa de Bilinguismo e Difusão da Língua Portuguesa da OEI, bem como FrigdianoÁlvaro Durántez Prados, diretor de Relações Institucionais da FUNIBER e Roberto Ruiz, vice-reitor de Relações Internacionais da Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO) Precisamente, o Dr. Durántez é responsável pelas principais contribuições teóricas e práticas no campo da intercompreensão recíproca entre as duas grandes línguas ibéricas por meio de sua proposta geolinguística de Iberofonia, entendida como o encontro de mais de 850 milhões de falantes de espanhol e português sem restrições geográficas. Uma nova estrutura de relações internacionais na qual Durántez Prados trabalha desde os anos 90 e que, graças a seu trabalho, permeia e anima a articulação do mundo ibérico. 

Este slideshow necessita de JavaScript.