Dr. Santos Gracia Villar, Presidente da FUNIBER, recebe a Ordem de Isabel a Católica do Reino da Espanha

Dr. Santos Gracia Villar, Presidente da FUNIBER, recebe a Ordem de Isabel a Católica do Reino da Espanha

O engenheiro, Dr. Santos Gracia Villar, presidente da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), nesta segunda-feira, recebeu a Cruz Oficial da Ordem de Isabel a Católica das mãos do embaixador espanhol na Angola, Manuel María Lejarreta Lobo. A distinção reconhece o trabalho da FUNIBER e das cinco universidades que são patrocinadas por ela.

A Embaixada da Espanha em Angola prestigiou a entrada de Gracia Villar na Ordem de Isabel a Católica, uma entidade de destaque instituída pela Coroa Espanhola em 1815 e que, de acordo com seus regulamentos atuais, premia “aqueles comportamentos civis extraordinários, realizados por espanhóis e estrangeiros, que beneficiam a Nação ou que contribuem, de forma relevante, para favorecer as relações de amizade e cooperação da Nação Espanhola com o restante da Comunidade Internacional”.

Com esta distinção, o Reino da Espanha reconhece, no Dr. Gracia, o trabalho da FUNIBER, uma entidade educacional, científica e cultural espanhola com sede em Barcelona que, após 25 anos de experiência, está presente em mais de trinta países, especialmente nos países de língua espanhola e portuguesa, e patrocina cinco universidades em três continentes: Universidad Europea del Atlántico (Santander, Espanha), Universidad Internacional Iberoamericana de México, Universidad Internacional Iberoamericana de Puerto Rico, Fundación Universitaria Internacional de Colombia e Universidade Internacional do Cuanza (Angola).

O reconhecimento também apresenta oficialmente o trabalho da FUNIBER na divulgação e conhecimento da língua espanhola, bem como seu trabalho pela intercompreensão mútua dos 850 milhões de falantes de espanhol e português sem exclusões geográficas. Da mesma forma, a entrada de Gracia na Ordem distingue o trabalho cultural da FUNIBER, que difunde desinteressadamente as manifestações artísticas espanholas em numerosos países. A Espanha também elogia o compromisso social da Fundação e seus esforços para promover o acesso à educação de graduação e pós-graduação para os setores mais desfavorecidos da sociedade por meio de um amplo programa de bolsas de estudo. 

 

Impulso a partir da Angola

O atual embaixador espanhol em Angola, Manuel Lejarreta, concedeu a Cruz ao Santos Gracia como culminação de um processo que foi iniciado por seu antecessor em Luanda, o diplomata Manuel Hernández Ruizgómez, atualmente cônsul geral no México. Desta forma, o Reino da Espanha, a pedido de seus representantes em Angola, destacou especialmente o formidável esforço da FUNIBER em promover, durante a pandemia, a construção e a implementação da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), localizada em Cuito, na província do Bié, com os melhores equipamentos. A instituição foi inaugurada em outubro de 2021 na presença do presidente angolano, João Manuel Gonçalves Lourenço, e já oferece dez diplomas a mais de 2.000 estudantes, embora o projeto seja projetado para expandir progressivamente estes números. Em apenas alguns meses, a UNIC tornou-se assim um fator decisivo para o desenvolvimento da parte central do país africano.

Neste contexto, o processo de ingresso na Ordem enaltece a “vontade indomável” do Dr. Gracia Villar na abertura da UNIC: «Este projeto não poderia ter sido realizado sem a persistência, determinação e audácia do presidente da FUNIBER, Dr. Santos Gracia. Sua ação teve e continua tendo uma influência muito importante sobre o bom nome e a imagem que a Espanha construiu na Angola”.

O relatório também elogia o trabalho da Fundação para ampliar o conceito geolinguístico da Iberofonia, “do qual a FUNIBER começa a ser um porta-bandeira”. Esta nova perspectiva das relações internacionais se baseia nas semelhanças entre as línguas espanhola e portuguesa, a fim de forjar uma aproximação em todas as áreas entre os países e os cidadãos de ambas as línguas, com base no respeito à diversidade e sem restrições geográficas. Frigdiano Álvaro Durántez Prados, o mais importante referencial teórico e promotor do conceito de iberofone por mais de duas décadas, esteve presente no evento. Durántez Prados, atual Diretor de Relações Internacionais e da Cátedra FUNIBER de Estudos Iberoamericanos e Iberofônicos, da qual participam as cinco universidades patrocinadas pela Fundação, confirmou que a FUNIBER continuará trabalhando rigorosamente nas diferentes áreas para um maior e melhor encontro dos falantes de espanhol e português.