FUNIBER inicia o seu 25º aniversário reunindo em Madrid a Comunidade Ibero-americana e diplomatas da África, América e Europa

FUNIBER inicia o seu 25º aniversário reunindo em Madrid a Comunidade Ibero-americana e diplomatas da África, América e Europa

A Fundação Universitária Iberoamericana iniciou, no dia 18 de outubro, as comemorações de seus primeiros 25 anos com um evento na capital da Espanha que contou com a presença de inúmeras representações diplomáticas e organizações ibero-americanas, além de entidades sociais, culturais e acadêmicas espanholas.

A Real Sociedad Económica Matritense de Amigos del País (RSEMAP), prestigiada entidade fundada em 1775, acolheu o início das atividades previstas ao longo do ano letivo 2022/2023 para celebrar os 25 anos da FUNIBER. O ato, que aconteceu na emblemática Torre de los Lujanes, deu origem a toda uma série de atividades acadêmicas, culturais, artísticas e sociais que acontecerão nos diferentes locais de atuação da FUNIBER, fundação com sede na Espanha que atualmente está presente em 32 países.

O encontro começou com as intervenções de Manuel Rodríguez Alcayna e Santos Gracia Villar, respectivos presidentes da RSEMAP e da FUNIBER. Gracia relembrou os primórdios da Fundação e como ela cresceu durante o último quarto de século buscando a democratização do ensino superior no mundo ibero-americano e ibero-falante. Neste sentido, o presidente da FUNIBER destacou o extenso sistema de bolsas que tem facilitado o acesso ao ensino universitário a dezenas de milhares de estudantes, muitos dos quais carecem de meios financeiros e vivem em regiões com dificuldades especiais.

Após os presidentes, Roberto Marcelo Álvarez, diretor executivo da FUNIBER na Argentina e Uruguai e diretor global da Área Acadêmica de Projetos da Fundação, fez uso da palavra e compartilhou com os presentes o trabalho da entidade na América de língua espanhola e portuguesa.

Concluídas as intervenções institucionais, foi realizada a conferência “La articulación del Mundo Ibérico y la acción de FUNIBER en los últimos 25 años”, ministrada pelo doutor Frigdiano Álvaro Durántez Prados, diretor de Relações Institucionais e da Cátedra FUNIBER de Estudos Ibero-Americanos e da Iberofonia, promovida pela Fundação e com a participação de cinco universidades na Espanha, América e África: Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO, Espanha), Universidade Internacional Iberoamericana (UNINI, México), Fundação Universitária Internacional (UNINCOL, Colômbia), Universidade Internacional Iberoamericana (UNIB, Porto Rico) e Universidade Internacional do Cuanza (UNIC, Angola).

Em sua fala, Durántez Prados relembrou as diferentes formas de convergência que, nos últimos anos, estão moldando o Espaço da Iberofonia ou Pan-Ibérico, ou seja, o conjunto de países de língua espanhola e portuguesa sem restrições geográficas. Desta forma, o professor sublinhou que essa maior integração está acontecendo tanto no âmbito institucional intergovernamental como por meio do encontro das sociedades civis, área em que a ação educativa, social, cultural e científica da FUNIBER na África, América e Europa é o paradigma do espaço geolinguístico pan-ibérico.

Após a conferência, os presidentes Gracia Villar e Rodríguez Alcayna assinaram um convênio de amizade entre a FUNIBER e RSEMAP, concluindo um ato moderado por Rafael Maldonado de Guevara y Delgado, diretor de Comunicação da fundação e professor da UNEATLANTICO.

Ampla presença diplomática e institucional

O evento reuniu uma grande representação diplomática, destacando-se a presença dos embaixadores de Cabo Verde Ney Cardoso, da Guiné Equatorial Miguel Edjang Angue e da República Dominicana Juan Bolívar Díaz, acompanhada pela embaixadora dominicana no Canadá, Michelle Cohen. Por sua vez, acompanharam ainda a FUNIBER no seu aniversário: Maria Emília de Almeida e Marlene A. Rodrigues Gomes, respectivas conselheiras de Assuntos Econômicos e da Imprensa de Angola; Carolina Fernández Álvarez, encarregada de Negócios da Costa Rica; Carlos José Arroyave, Ministro-Conselheiro da Embaixada da Guatemala; Liza Medrano, Ministra-Conselheira da Embaixada de Honduras; Moufdi M’farej, Ministro-Conselheiro da Embaixada de Marrocos; Paulo Teles da Gama, conselheiro da Embaixada de Portugal, bem como Mariana Cavallo, secretária diplomática da Embaixada do Uruguai.

Além disso, participaram da celebração representantes de diferentes organizações intergovernamentais ibero-americanas: a Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB), a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), a Organização Ibero-Americana de Seguridade Social (OISS) e a Organização Internacional para a Juventude para a Ibero-América (OIJ).

Juntamente com organizações internacionais, estiveram presentes representantes de diferentes entidades e instituições acadêmicas, sociais e culturais espanholas, entre elas, a Direção Geral do Espanhol no Mundo, Ação Cultural Espanhola, membros das Forças Armadas e autoridades políticas. Da mesma forma, participaram do evento a Fundação Empresa & Clima, Agência EFE, Fundação Cultural Ángel Herrera Oria, Faculdade de Direito e Cátedra de Direito dos Mercados Financeiros da Universidade CEU San Pablo de Madrid, Cátedra CEU de Estudos Históricos Casa da Áustria, Fundação Gustavo Bueno, Sociedade de Serviços para os Produtores Audiovisuais (EGEDA) e sua plataforma educacional Platino Educa, Academia das Ciências e Artes Militares, Editora Última Línea, El Trapezio, Método Gráfico, Associação Espanhola de Jovens Modernistas, La Gatera de la Villa ou Associação de Direito da Cultura, entre outras entidades.

Este slideshow necessita de JavaScript.