FUNIBER apoia nova edição dos Encontros Ibero-Americanos, em Lisboa

FUNIBER apoia nova edição dos Encontros Ibero-Americanos, em Lisboa
FUNIBER apoia nova edição dos Encontros Ibero-Americanos, em Lisboa

A Fundação Universitária Ibero-Americana apoiou a realização de dois eventos em Lisboa para uma nova edição dos Encontros Ibero-Americanos, organizados pela Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), a Embaixada da República Dominicana, e a Universidade Autónoma de Lisboa (UAL).

O primeiro, uma mesa-redonda sobre o tema “As implicações geopolíticas da guerra na Ucrânia para a América Latina” que teve lugar no passado dia 21 de novembro, na UAL, e contou com a participação como orador principal do especialista em Geopolítica, embaixador e professor dominicano,  Iván Gatón; como moderadora, a Professora Raquel Patrício da Universidade de Lisboa, e como moderador, o Professor Daniel Cardoso da UAL. Este evento enquadra-se nas iniciativas programadas no âmbito da cátedra de estudos ibero-americanos OEI-UAL que coordena Nancy Elena Ferreira Gomes, Directora da Delegação da FUNIBER em Portugal e professora na UAL.

O segundo evento realizou-se no dia 22 de novembro, no Teatro Thalia, no formato de um pequeno-almoço de trabalho dirigido a um público restrito que debateu o mesmo tema da mesa-redonda realizada no dia anterior, e de acordo com a regra Chatam House, com a participação de membros do corpo diplomático, de organizações internacionais, de associações sindicais e empresariais, académicos e jornalistas.

Estas ações se integram ao convênio assinado entre a FUNIBER e a OEI com o objetivo de fomentar a intercompreensão entre falantes de português e espanhol, e a integração social e cultural entre países. Recentemente, colaboramos em uma atividade cultural junto à Embaixada da República Dominicana no Canadá para promover vínculos acadêmicos e científicos.

Mais informação:

FUNIBER e OEI unem forças para promover a intercompreensão recíproca entre os falantes de português e espanhol

FUNIBER promueve los vínculos académicos entre Canadá, España e Iberoamérica junto a embajadas y universidades

 

Este slideshow necessita de JavaScript.