O encontro se enquadra no Acordo de Colaboração que as instituições assinaram para o desenvolvimento de ações conjuntas.
Nos dias 19 e 20 de junho de 2023, os professores Luis Tomé, Director do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) e do OBSERVARE-Observatório de Relações Exteriores e Nancy Elena Ferreira Gomes , Directora da Delegação de FUNIBER em Portugal e professora da UAL visitaram a Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO), acompanhados pela Dra. Marta Escolà, Directora Internacional da FUNIBER, onde foram recebidos pelo Reitor, o professor Rubén Calderón; o Secretário-geral, professor Roberto Ruiz; o Director do Gabinete de Relações Internacionais, professor Juan Luis Vidal; a Vice-reitora, professora Silvia Aparicio; e a Directora de Relações Institucionais, professora Elena Palacio.
Durante os dois dias de trabalho, deu-se continuidade a uma relação interinstitucional enquadrada no âmbito do Acordo de Colaboração entre a UAL e UNEATLANTICO, assinado em 25 de janeiro deste ano.
Foram vários os temas abordados, entre os quais podemos destacar a criação de graus conjuntos nas áreas das Relações Internacionais, Engenharias e Desporto, a participação conjunta em consórcios europeus de formação, a publicação de pesquisas científicas, a organização de eventos em parceria e a colaboração inter-cátedras.
De acordo com Nancy Ferreira, “para além das visitas regulares do professor Frigdiano Álvaro Durántez, Diretor de Relações Institucionais da FUNIBER, diretor da Cátedra FUNIBER de Estudos Ibero-Americanos e Iberofonia e professor da UNEATLANTICO, para leccionar no âmbito do Curso de Estudos Avançados sobre América Latina aos nossos alunos; e do apoio recebido por FUNIBER para a organização de um evento internacional sobre “Portugal e Brasil: história, presente e futuro” realizado na UAL, em novembro do ano passado, contamos também com o compromisso dos representantes da UNEATLANTICO no sentido de colaborarem para a publicação de uma edição especial do nosso Anuário Janus, assim como a participação desta instituição de ensino num evento que iremos organizar em parceria com a OEI, para o lançamento do Anuário. Outras actividades estão previstas, mas precisam de serem bem pensadas, discutidas e negociadas entre as partes envolvidas”.