A FUNIBER participa novamente nas Cimeiras Académicas América Latina e Caribe – União Europeia

A FUNIBER participa novamente nas Cimeiras Académicas América Latina e Caribe – União Europeia

Pelo segundo ano consecutivo, a FUNIBER participou da Cimeira Académica América Latina e Caribe – União Europeia, evento universitário integrador.

Entres os dias 6 e 8 de julho realizou-se a V Cimeira Académica América Latina e Caribe (ALC) – União Europeia (UE) na Universidade de Alcalá, em Alcalá de Henares, Espanha, com o objetivo de impulsionar um Acordo de Integração Acadêmica, para a criação de um Espaço Comum de Educação Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Trata-se de um projeto que teve início em 2013, no Chile, e conta com a participação de mais de dois mil professores e autoridades universitárias. A Fundação Universitária Ibero-Americana (FUNIBER) esteve representada pela professora Nancy Elena Ferreira Gomes, Directora da Delegação da FUNIBER em Portugal e docente da Universidade Autónoma de Lisboa.

Durante três dias de reuniões, foram analisados temas como “Desafios à Democracia na Europa e América Latina e Caribe”, “Alterações Climáticas, opções para a Europa e a ALC”, “A Universidade e a Cultura da Paz”, “A visão dos Reitores da ALC e da UE sobre a Construção de um Espaço Comum de Educação Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação”, “Desenvolvimento, presente e futuro da Parceria Estratégica da ALC e a UE: o papel da Educação”, “O futuro da Educação Superior: ameaças, desafios e oportunidades”, “A contribuição da Comunidade Acadêmica ALC – UE para a Autonomia Estratégica e os Desafios Globais do Século XXI”, entre outros. Os temas foram definidos pela Comunidade Acadêmica, reunida no contexto facilitador que proporciona o Exercício da Presidência Espanhola do Conselho da UE (1 de julho – 31 de dezembro de 2023) nas vésperas da realização da III Cimeira UE-CELAC, de 17 a 18 de julho, em Bruxelas.