FUNIBER apoia a adesão da FIDBAN ao programa STARTInnova do El Diario Montañés

FUNIBER apoia a adesão da FIDBAN ao programa STARTInnova do El Diario Montañés

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) apoia a participação da Fundación Innovación y Desarrollo (Fundação Inovação e Desenvolvimento, FIDBAN) na 11ª edição do programa de empreendedorismo juvenil STARTInnova, organizado pelo El Diario Montañés, do qual participam 16 escolas da Cantábria.

O evento contou com a presença do novo Ministro Regional da Educação, Sergio Silva. Em nome da FIDBAN, o diretor da FIDBAN, Víctor Gijón, estava presente e expressou sua esperança de que as boas ideias que surgem a cada ano em torno do programa se tornem projetos viáveis em um futuro não muito distante.

“Já se passaram quatro anos desde que a FIDBAN vem observando de perto a evolução de um projeto no qual alunos e professores participam com grande entusiasmo, engenhosidade e capacidade inovadora”, disse Víctor Gijón em seu discurso na cerimônia de gala. A FIDBAN decidiu ser mais ativa nesta edição. Desde o ano passado, a apresentação dos projetos finalistas e a votação do júri do concurso têm sido realizadas no auditório da Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO), fundadora da FIDBAN junto com a FUNIBER.

Para a 11ª edição, a FIDBAN está renovando sua oferta para dar aos projetos apresentados uma segunda vida depois de passarem pelo programa. “Acreditamos que os projetos que participam da STARTInnova são start-ups em potencial que, em muitos casos, precisam apenas de mais desenvolvimento tecnológico. Nosso objetivo é claro: garantir que boas ideias se tornem projetos viáveis e que estes possam acabar indo para rodadas de financiamento para seu desenvolvimento”, disse o Diretor de Relações Institucionais da FIDBAN.

A 11ª edição da STARTInnova

A 11ª edição da STARTInnova já está aberta para continuar promovendo a criação de projetos inovadores na Cantábria. Com a motivação de aprender e compartilhar conhecimento como suas marcas registradas, mais de 400 alunos e 16 centros, juntamente com suas empresas mentoras, estão enfrentando um novo desafio. Com esses números, a STARTinnova tem, em suas onze edições, mais de 230 colaborações entre centros e empresas, 50 escolas e institutos participantes e 79 empresas mentoras, números aos quais devem ser adicionados os quase 6.000 alunos que participaram desde a primeira edição em 2013, de acordo com os jornalistas do El Diario Montañés Leticia Mena e Álex Aguilera, apresentadores do evento.

A apresentação de gala, realizada no Argenta Hall do Palacio de Festivales de Cantabria, contou com a presença de representantes de centros e mentores, além de instituições e empresas que tornaram a STARTInnova 2023-2024 uma realidade. A edição deste ano é patrocinada pelo Unicaja Banco, com a colaboração do Ministério Regional da Educação, Formação Profissional e Universidades do Governo da Cantábria, do El Corte Inglés e da Fundación Innovación y Desarrollo (FIDBAN); e a promoção do Centro Internacional de Empreendedorismo Santander (CISE), da Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO) e do Projeto Edufinet.

O toque final da gala foi dado pelo Ministro da Educação, Formação Profissional e Universidades, Sérgio Silva, que explicou por que pode falar de diferentes pontos de vista sobre o programa. De fato, o agora conselheiro participou de edições anteriores da STARTInnova como tutor e também como diretor de um dos centros educacionais.

Se você quiser saber as informações completas, pode fazê-lo clicando aqui clique aqui.