Pianista José Luis Nieto encerra turnê de sucesso no México

Pianista José Luis Nieto encerra turnê de sucesso no México

De 27 de novembro a 8 de dezembro, o músico José Luis Nieto realizou uma turnê pelo México com a qual percorreu as principais cidades do país.

O evento, que contou com a presença de mais de 2.000 pessoas no total, é o resultado da organização realizada pelas Obra Cultural FUNIBER, a Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) e a Universidad Internacional Iberoamericana do México (Universidade Internacional Iberoamericana do México, UNINI México), com a colaboração de outras instituições, como a editora Revistas Científicas Multilíngues (MLS), a Fundação para a Inovação e o Desenvolvimento (FIDBAN), o Instituto Politécnico Nacional (IPN), o Sindicato Nacional dos Trabalhadores pela Educação (SNTE), a Unidade Profissional Interdisciplinar de Engenharia e Ciências Sociais e Administrativas (UPIICSA) e o Conservatório de Música do Estado do México (COMEM).   

A primeira parada do passeio aconteceu na cidade de Coyoacán, em que proferiu uma conferência na Escola Superior de Música “Campus Fernández Leal” do Instituto Nacional de Belas Artes e Literatura, que contou com a presença de 65 pessoas, incluindo a comunidade docente e alunos.

Após esta conferência inaugural, José Luis Nieto ofereceu concertos nas cidades de Toluca de Lerdo, San Miguel Xoxtla, Puebla e Santiago de Querétaro. O músico parou na Cidade do México para dar os três últimos recitais da turnê.

Nieto, pianista com uma longa carreira internacional, oferecerá aos espectadores o recital “Paixão de Falla”, que integra diversas peças musicais do compositor espanhol Manuel de Falla: “O Chapéu de Três Pontas”, “O amor bruxo” e “Fantasia bética”. 

A exclusividade da programação musical é sem dúvida um grande atrativo, composta por um monográfico de obras do compositor espanhol Manuel de Falla, que destaca a estreia da transcrição completa para piano (feita pelo próprio pianista) do ballet sinfônico «O Chapéu de três pontas”, sendo até hoje o primeiro intérprete a apresentar uma versão completa para piano da obra. Da mesma forma, tendo em conta que Falla é por natureza um compositor sinfónico, não é comum assistir a um recital de piano de uma hora e meia, inteiramente de Falla, pelo que a proposta é duplamente interessante. Sem dúvida, este programa musical representa um importante contributo para a recuperação, preservação e divulgação do património coreográfico, lírico e musical espanhol.

O pianista fechará o ano com dois últimos concertos da sua turnê pela Espanha nas cidades de León e Elorrio.

José Luis Nieto formou-se no Conservatório Real de Música de Madri e no Conservatório Tchaikovsky de Moscovo, Rússia. A sua atividade expande-se também para o Médio Oriente, ganhando as melhores críticas ao passar pelos principais salões do Egito, no Gomhoreya, da Ópera do Cairo, e no Grande Salão do Teatro Sayed Darwish em Alexandria.

Com a pandemia, o artista começou a explorar outros meios para se aproximar do seu público. Em seu canal no YouTube estão disponíveis diversas entrevistas com pianistas de renome internacional, além de conteúdos voltados para a formação de jovens que desejam aprofundar seus conhecimentos musicais.

Este ano José Luis Nieto recebeu a medalha concedida pelo Conselho Provincial de Cádiz, concedida pela sua carreira e conquistas no campo musical.

Paralelamente à sua carreira musical, Nieto aposta na formação em temas que habitualmente não constam dos programas curriculares acadêmicos das instituições, por meio da publicação de ensaios e da realização de conferências com o apoio da Obra Cultural.