Diretor de Relações Institucionais da FUNIBER é entrevistado sobre o II Fórum Iberoamericano e a Iberofonia

Diretor de Relações Institucionais da FUNIBER é entrevistado sobre o II Fórum Iberoamericano e a Iberofonia

O II Foro Iberoamericano e da Iberofonia, organizado pela Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), foi o centro das atenções durante a entrevista do Diretor de Relações Institucionais e da Cátedra FUNIBER de Estudos Iberoamericanos e Iberofonia, Dr. F. Álvaro Durántez Prados, no programa “Noite após Noite”, da Radiotelevisión del Principado de Asturias (RTPA).

Durante a entrevista, conduzida por Marcos Vega, a Dra. Durántez enfatizou a importância do II Fórum Iberoamericano e da Iberofonia em um contexto internacional tão intenso como o atual.

Nesta segunda edição do Fórum, o embaixador da Liga dos Estados Árabes no Reino da Espanha, Malek Twal, fará uma palestra sobre “Os desafios da diplomacia global”.

Da mesma forma, o embaixador angolano, Alfredo Dombe, participará, no norte da Espanha, juntamente com a Dra. Durántez, o Professor Gustavo Bueno e o Cônsul Geral do Uruguai, Ramiro Rodríguez Bausero, de uma mesa redonda sobre “A importância da diplomacia nas relações internacionais”.Essa será uma oportunidade para explicar como os mecanismos diplomáticos funcionam e como eles favorecem as relações entre povos e nações, com foco especial nos países de língua espanhola e portuguesa.

II Fórum Ibero-Americano e Iberofonia

O Fórum, que será realizado na cidade de Oviedo, começará na segunda-feira, dia 5, com uma conferência proferida pelo Diretor de Relações Institucionais da FUNIBER na sede da Fundação Gustavo Bueno. Em sua dissertação, intitulada “La articulación del Espacio Multinacional de la Iberofonía. Estado de situación”, apresentará o progresso alcançado na articulação do Espaço Iberofonia nos últimos dois anos. Nesta conferência, ele dará continuidade à palestra que proferiu no mesmo local há dois anos.

A FUNIBER e a Fundação Gustavo Bueno colaboram no desenho e desenvolvimento de programas acadêmicos na Área de Filosofia, como a Especialização em Fundamentos da Filosofia.

Edições anteriores

O I Fórum Iberoamericano e Iberofonia foi realizado em 27 de setembro de 2023 na Torre de los Lujanes, em Madri, sede da Real Sociedad Económica Matritense de Amigos del País (RSEMAP). Foi organizada e promovida pela FUNIBER e pela Asociación Iberoamericana de la Comunicación (ASICOM), e contou com a presença dos mais altos representantes das instituições – Dr. Santos Gracia, presidente da FUNIBER e Dr. Carlos Fernández Collado, presidente da ASICOM – bem como de diplomatas de destaque: Marlon Brevé Reyes, Embaixador de Honduras; Antonio Cristovão, Ministro Conselheiro da Embaixada de Angola; Liz Coronel, Encarregada de Negócios da Embaixada do Paraguai; e Victo Velho, Primeiro Secretário da Embaixada de Moçambique.

O fórum com a assinatura de acordos de colaboração entre a FUNIBER e a Embaixada da República de Honduras, por um lado, e a Fundação Universitária Iberoamericana e a ASICOM, por outro.

A entrevista pode ser ouvida no seguinte link a partir de 1h 36’20.