FUNIBER Portugal organiza ciclo de conferências com a UAL e a OEI

FUNIBER Portugal organiza ciclo de conferências com a UAL e a OEI

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) com sede em Portugal, está organizando, juntamente com a Universidade Autónoma de Lisboa (UAL), um ciclo de conferências na área das atividades da Cátedra de Estudos Ibero-Americanos OEI-UAL

As palestras serão realizadas de 8 a 22 de março, às sextas-feiras, às 11 horas, na sala 38 da UAL. Durante três semanas, os principais especialistas da região estarão presentes para discutir diferentes temas relacionados à América Latina. 

Serão abordadas questões relacionadas à história da região, ao nacionalismo, à democracia e ao autoritarismo. Também serão discutidos os pontos críticos de conflito, os fenômenos de migração e os exercícios de cooperação. Por fim, será discutida a evolução histórica e política do sistema regional latino-americano.

O evento terá início no dia 8 de março com uma palestra de Roberta Stumpf, da Universidade Autônoma de Lisboa, sobre “Evolução histórica e política do sistema regional latino-americano: de colônias a estados independentes”. Uma semana depois, em 15 de março, Martin Lienhard, da Universidade de Zurique, fará uma palestra sobre “Evolução histórica e política do sistema regional latino-americano: as Américas antes da chegada dos europeus”. Por fim, no dia 22 de março, Raquel Patrício, do ISCSP – Universidade de Lisboa, encerrará a série de conferências com a palestra “Nacionalismos no alvorecer da independência: estudo de caso – A Guerra do Paraguai”.

Cátedra de Estudos Ibero-Americanos OEI-AUL

A Cátedra OEI-AUL de Estudos Ibero-Americanos visa desenvolver e promover a pesquisa e a formação avançada em questões regionais. A Dra. Nancy E. Ferreira Gomes, coordenadora da Cátedra e diretora da sede da FUNIBER Portugal, realizou uma magnífica gestão que facilitou o trabalho conjunto de várias instituições em nível internacional. 

Este ano, o foco é a América do Sul e os objetivos são promover o conhecimento das especificidades da região, bem como estudar o sistema interamericano. Também busca entender seus processos de integração regional e pontos de conflito. Por fim, pesquisar as relações internacionais da América do Sul. 
Para obter mais informações sobre a série de conferências, clique aqui.