Bolsista da FUNIBER publica artigo científico sobre forense digital no Brasil

Bolsista da FUNIBER publica artigo científico sobre forense digital no Brasil

Fabio Vivan Grigollo, bolsista da Fundação Universitária Ibero-Americana (FUNIBER), publicou recentemente um artigo no Caderno Pedagógico, uma importante revista brasileira especializada em discutir aspectos pedagógicos em todas as áreas do conhecimento. Vivan é aluna do programa de Doutorado em Projetos com especialização em Pesquisa da Universidad Internacional Iberoamericana (UNIB), em Porto Rico, instituição da rede universitária da qual a FUNIBER participa.

O Caderno Pedagógico possui a destacada classificação Qualis A2, que reflete o alto padrão da revista, sendo reconhecida internacionalmente por sua excelência, contribuição acadêmica e rigor científico. Essa distinção também reflete a qualidade do estudo realizado por Fabio Vivan, sob a orientação de Roberto Fabiano Fernandes, professor da UNIB. 

A pesquisa foi apresentada com o título “Comparative analysis of software used in anonymised search and seizure cases: acquisition, examination and analysis” (Análise comparativa de software usado em casos de busca e apreensão anônima: aquisição, exame e análise). 

O objetivo foi examinar a atualização e a manutenção dos softwares forenses que vêm sendo utilizados para a aquisição, o exame e a análise de evidências digitais em investigações judiciais no Brasil há quase uma década, especificamente de 2014 a 2023. Os resultados obtidos foram promissores, mostrando que a maioria dos softwares, aproximadamente 87,5%, permanece atualizada e em uso. Essa constatação reflete uma tendência contínua de inovação tecnológica no campo da perícia digital. 

O estudo abre caminho para pesquisas futuras, propondo uma expansão geográfica da análise para observar como o software forense se desenvolve em diferentes contextos ao redor do mundo. Essa abordagem destaca a importância de manter o software atualizado, adaptando-se ao ritmo acelerado das mudanças tecnológicas, a fim de garantir que as evidências digitais sejam confiáveis e uma ferramenta útil para a tomada de decisões judiciais. 

O artigo completo está disponível no link a seguir: Análise comparativa de software usado em casos de busca e apreensão anônima: aquisição, exame e análise

Sobre os autores

Fabio Vivan Grigollo é especialista e consultor, mestre em Tecnologia da Informação (Engenharia de Software). Também é Especialista em Direito Digital pela Fundação Escola Superior do Ministério Público e Especialista em Propriedade Intelectual pela Anhanguera. Atualmente é doutorando em Projetos pela UNIB. 

Roberto Fabiano Fernandes é doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina e especialista em Ciência de Dados. Atua como professor na Universidade Europeia do Atlântico nos programas de Mestrado em Gestão Integrada: Prevenção, Qualidade e Ambiente.