A FUNIBER Portugal participa do «IV Jornada de Línguas e Culturas no Âmbito Ibérica».

A FUNIBER Portugal participa do «IV Jornada de Línguas e Culturas no Âmbito Ibérica».
Da esquerda para a direita a professora Covadonga Álvarez, a jornalista Ana Raquel Martins e as professoras Katty Ferreira Nancy Gomes e Noemí Pérez.

A Dra. Nancy E. Ferreira Gomes, delegada da Fundação Universitária Ibero-Americana (FUNIBER) em Portugal, participou da «IV Jornada de Línguas e Culturas no  Âmbito Ibérica / Olhares Transversais e Tangenciais», realizada recentemente na Universidade de Aveiro (UA)

O evento organizado pela Área de Espanhol do Departamento de Línguas e Culturas (DLC) da UA contou com a participação de oradores convidados. A primeira palestra, intitulada «Programas y acciones para la difusión de la lengua y cultura española en Portugal», foi proferida por Prudencia Gutiérrez Esteban, conselheira de educação da Embaixada da Espanha em Portugal. Em seguida, Nancy E. Ferreira Gomes, coordenadora da Cátedra OEI-UAL de Estudos Ibero-Americanos e professora universitária da Universidade Autônoma de Lisboa (UAL), apresentou o trabalho «Políticas de España y Portugal hacia Iberoamérica». Por fim, Ana Raquel Delgado Martins, jornalista e diretora da Rádio Comercial/RTP, apresentou «Portunhol – uma série da RTP que dissolve fronteiras».

A conferência foi realizada como parte do projeto «Línguas e aprendizagem», que tem como objetivo investigar a influência interlinguística para o desenvolvimento de uma plataforma de b-learning voltada para o aprendizado de idiomas, especialmente alemão, árabe, chinês, espanhol e português. O projeto é coordenado pelo Centro de Línguas, Literaturas e Culturas (CLLC). O CLLC é a unidade de pesquisa interdisciplinar do DLC que analisa a mobilidade literária, cultural e linguística. 

O evento contou com a participação de estudantes universitários de diferentes níveis interessados em aprender espanhol. O debate profuso, abordado a partir de diferentes perspectivas, incentivou a reflexão sobre as relações entre Portugal e Espanha, bem como a intercompreensão que existe entre os dois idiomas. Esses espaços abrem as portas para o diálogo intercultural com o objetivo de fortalecer a cooperação entre os países ibero-americanos no campo da educação e da pesquisa em áreas de interesse comum.  

A FUNIBER se consolidou como um enclave que aborda o intercâmbio entre a cultura espanhola e portuguesa por meio da educação, construindo espaços a partir da transversalidade do conhecimento em ambos os idiomas.