No contexto de sua recente visita à Guiné Equatorial, o diretor de Relações Institucionais da FUNIBER desenvolveu uma intensa agenda de trabalho com a Universidade Afro-Americana da África Central (AAUCA), que contou com encontros e reuniões com suas mais altas autoridades, com a assinatura de acordos específicos e com a realização de atividades acadêmicas.
Durante o mês de abril, foi promovida de forma decisiva a cooperação já iniciada entre a FUNIBER e a Universidade Afro-Americana da África Central, dando execução e continuidade ao convênio assinado entre ambas as instituições em novembro de 2023 em Barcelona, Espanha, entre o presidente da Fundação Universitária Iberoamericana, Dr. Santos Gracia Villar, e o reitor da AAUCA, Dr. Paulo Speller.
O Dr. Durántez, que é o responsável pelas Relações Institucionais da FUNIBER, visitou a sede da AAUCA, no interior da Região Continental da Guiné Equatorial, onde teve a oportunidade de concluir com o reitor da nova universidade equatoguineense um anexo específico ao convênio assinado anteriormente; um anexo no qual se acorda que a FUNIBER concederá um importante pacote de auxílios e bolsas de estudo para a formação do futuro corpo docente da AAUCA com o ensino de mestrados e doutorados em diferentes disciplinas na modalidade de ensino a distância.
Da mesma forma, o representante da FUNIBER pôde realizar várias reuniões de trabalho com o reitor Speller e com outras autoridades acadêmicas e institucionais da AAUCA, como o vice-reitor acadêmico, Tito Mitogo Nzamio Ebunbun; o decano da Faculdade de Medicina e Biologia, Lucio Martínez Ayecaba; o decano da Faculdade de Engenharia e Arquitetura, Federico Edjo Ovono; a diretora de Assuntos Acadêmicos, Florentina Sierra Mapane e a diretora do Gabinete do Reitor Magnífico, Angela Farias.
Também pôde conhecer pessoalmente as modernas instalações da universidade e proferir uma palestra intitulada “La cooperación entre los países de lenguas española y portuguesa. La posición de Guinea Ecuatorial en dicho marco” («A cooperação entre os países de língua espanhola e portuguesa. A posição da Guiné Equatorial nesse contexto»), destacou o papel dos organismos acadêmicos para favorecer a aproximação entre as nações iberófonas dos diferentes continentes, a partir da ação das diferentes instituições equatoguineenses. Nesse contexto, como destacou o professor Durántez, o trabalho da AAUCA pode ter um grande impacto.
Cabe destacar que o professor Speller, antes de assumir a mais alta responsabilidade acadêmica na Universidade Afro-Americana da África Central, foi secretário geral da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), organização intergovernamental com a qual a FUNIBER mantém uma relação de colaboração e à qual o Dr. Speller deu um claro sentido pan-ibérico durante seu mandato, promovendo a relação entre a Ibero-América e os países iberófonos da África e da Ásia. Também acontece que o Dr. Speller, juntamente com o professor Mario Hernández Sánchez-Barba, foi a autoridade institucional encarregada de apresentar a obra do Dr. Durántez, Iberofonía y Paniberismo. Definición y articulación del Mundo Ibérico, (Iberofonia e Pan-Iberismo. Definição e articulação do Mundo Ibérico) na Casa de América em Madri, 2018. Este tratado de Geopolítica resume e descreve o processo contemporâneo de articulação do Espaço Pan-Ibérico ou Iberofonia.
No marco da visita institucional, e por meio da Cátedra FUNIBER de Estudos Ibero-Americanos e da Iberofonia, dirigida pelo Dr. Durántez, a Fundação Universitária Iberoamericana também formalizou o seu apoio à AAUCA para a obtenção de uma Cátedra UNESCO de Estudo, Desenvolvimento e Promoção da Cultura Afro-Hispano-Americana no marco do programa UNITWIN e de Cátedras UNESCO.