A Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO) inaugurou uma nova exposição com obras dos artistas Salvador Dalí e Pablo Picasso, intitulada “A loucura lúcida”, que estará aberta ao público até outubro de 2024.
Trata-se de uma exposição única que reúne uma série de obras de destaque, entre elas “Tourada”, uma parte do “Paraíso” de “A Divina Comédia”, e duas séries nunca antes expostas: “As Fábulas de La Fontaine” e “A Conquista do Cosmos”, parte da Obra Cultural da FUNIBER e da Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO).
A inauguração de “A loucura lúcida” teve lugar num evento interno durante a visita da Aliança de Universidades Diversas, da qual a UNEATLANTICO faz parte, e deu aos membros desta aliança a oportunidade de explorar estas obras pela primeira vez.
“A loucura lúcida” é uma viagem através de várias interpretações artísticas e literárias. A obra de Pablo Picasso “A Tauromaquia“, publicada por Gustavo Gili em 1959, é uma série de 26 águas-tintas sobre açúcar e uma ponta seca que ilustram o livro de Pepe Hillo “La tauromaquia o arte de torear”.
A coleção “A Divina Comédia” de Salvador Dalí está dividida em três séries de trinta e três obras que representam os três cantos do poema imortal de Dante: Inferno, Purgatório e Paraíso. Estas ilustrações foram encomendadas pelo governo italiano a Dalí por ocasião do 700º aniversário do nascimento de Dante Alighieri, em 1965. Dalí passou cinco anos a criar as aguarelas e a supervisionar as placas de xilogravura, considerando este projeto um dos mais importantes da sua carreira.
A série “A Conquista do Cosmos” de Dalí é composta por doze gravuras em ponto seco, relevo e litografia a cores. Nesta série, Dalí apresenta-nos uma exibição espetacular do seu universo surrealista, em que os corpos são estendidos e deformados, mantidos no lugar pelas habituais gibbets goyaescas.
A obra de Dalí “As Fábulas de La Fontaine” inclui doze gravuras em ponta seca, coloridas com estêncil, nas quais o artista ilustra as fábulas de Esopo na versão de La Fontaine, com um desenho muito caraterístico do seu estilo e coloridas com cores quentes e transparentes em agradável harmonia, como se quisesse aproximar-se da ilustração infantil, sem perder de vista o público adulto, sem grandes contrastes, sem estridência e, nesta ocasião, facilitando o reconhecimento do que é narrado na fábula.
Este tipo de atividade destaca o compromisso da Obra Cultural da FUNIBER e da UNEATLANTICO com a colaboração académica e cultural a nível internacional.