Estela Alves, que obteve o Mestrado em Comunicação Corporativa pela Universidade Europeia do Atlântico, com uma Bolsa de Formação atribuída pela Fundação Universitária Ibero-Americana (FUNIBER), apresentou os resultados do seu projeto final de Mestrado no Congresso Intercom 2024, que se realizou no Brasil.
Sua apresentação mostrou resultados de sua pesquisa sobre exposições imersivas e interativas como estratégia de comunicação empresarial, especificamente no setor energético brasileiro, mas também com algumas experiências de empresas de produtos de consumo.
Seu projeto de pesquisa foi orientado pela professora Michelle Moreira, que destaca seu comprometimento e interesse pelo assunto: “Estela Alves fez um estudo sobre uma ferramenta que tem grande potencial de comunicação e construção de marca empresarial. Essa ferramenta também é uma oportunidade de vincular a empresa a ações educacionais, de cidadania e de responsabilidade social”, afirmou a professora.
O estudo analisou algumas iniciativas que utilizam exposições interativas, observando as estratégias e ferramentas utilizadas. O estudo incluiu como análise de caso o Museu da Light, empresa de energia elétrica que atua no Brasil, que busca, por meio de espaço expositivo e visitas escolares, educar sobre o consumo responsável de energia.
Estela Alves trabalha como coordenadora do Programa Educativo Cultural Light, no Rio de Janeiro, Brasil. A sua experiência profissional neste entorno levou-o a investigar a eficiência de algumas estratégias de comunicação educativa e de responsabilidade social para a comunicação institucional.
A conferência em que apresentou os resultados de seu estudo faz parte de ações organizadas pela Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação, instituição sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento da produção científica na área de comunicação.