O Dr. Angel Olider Rojas, professor e investigador da Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO), instituição que faz parte da rede de universidades da FUNIBER, foi premiado no âmbito do primeiro Congresso Acadêmico do Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O reconhecimento foi concedido pelo seu trabalho científico de destaque na área da saúde mental.
O estudo intitulado «Perfil sociodemográfico e clínico de jovens que preenchem critérios de ultra-alto risco para psicose em um país de baixa e média renda: 10 anos de um ambulatório brasileiro», realizado por Rojas em colaboração com Henrique Teruo, foi realizado no âmbito do Programa de Reconhecimento e Intervenção em Estados Mentais de Risco (PRISMA). Este estudo foi um dos destaques entre outras pesquisas de doutorado e pós-doutorado realizadas nos últimos anos.
A pesquisa, de caráter longitudinal e desenvolvida entre 2009 e 2019, é uma conquista significativa na América Latina na detecção precoce do primeiro episódio psicótico. Enquadrada no projeto SepiPrep, o objetivo principal é implementar estratégias de intervenção precoce no sistema público de saúde.
Durante o congresso na UNIFESP, foram apresentadas diversas investigações do Departamento de Psiquiatria, destacando-se o estudo em que participou o Dr. Rojas pela sua rigorosa metodologia e potencial impacto nas políticas públicas.
Como resultado do projeto, foi elaborado um manual para o Ministério da Saúde do Brasil que contém diretrizes e estratégias para a adoção de programas de prevenção da psicose em contextos de baixa e média renda. Este documento já foi entregue às autoridades sanitárias e a equipa de investigação está a trabalhar na publicação científica do estudo.
Este reconhecimento é um passo importante para a consolidação de políticas de saúde mental mais inclusivas e baseadas em evidências científicas, especialmente em países em desenvolvimento.
Desta forma, a FUNIBER reafirma o seu compromisso de facilitar o acesso à educação superior de qualidade, apoiando investigadores como o Dr. Rojas na realização de estudos pioneiros que contribuem para o avanço da ciência e da saúde mental na América Latina.