Grande sucesso do concurso FuniMUNDIAL organizado pela FUNIBER

A FUNIBER quis celebrar, com seus alunos e ex-alunos, a Copa do Mundo de Futebol no Brasil 2014 organizando o FuniMUNDIAL, um concurso de trabalhos originais e criativos para estimular a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos nos programas de estudo.

A participação foi realizada pela Internet, através do blog estudarfuniber.com, e o vencedor, eleito por votação popular a partir de 10 semifinalistas selecionados por um comitê acadêmico, foi a Costa Rica, representada pela aluna Rosa Abdelnour Granados, estudante do Mestrado em Resolução de Conflitos na FUNIBER. A Colômbia obteve a segunda posição com um trabalho realizado pela aluna Magda Pineda Rodríguez, estudante do Mestrado em Direção Estratégica em Tecnologias da Informação na FUNIBER. Enquanto que Porto Rico, representado por Maria Luiza Padilla Meléndez, doutoranda em Educação na FUNIBER, conquistou o terceiro lugar.

4 trabalhos de língua portuguesa entre os 10 semifinalistas

Entre os 10 trabalhos semifinalistas, selecionados por um comitê acadêmico, foram selecionados 4 trabalhos elaborados em português. Dentre os trabalhos selecionados, 3 representavam o Brasil e 1 representa Moçambique.

Com o concurso, a Copa do Mundial de Futebol no Brasil 2014 foi mais do que um evento esportivo, tornou-se também uma oportunidade pedagógica para observar, de diferentes ângulos, os fatos relacionados ao encontro, promovendo, assim, novos talentos.

Os trabalhos participantes incluíram análise de dados e opiniões sobre os diferentes elementos socioculturais, históricos, econômicos e científicos que o evento contemplou, sempre apresentados de maneira criativa. O FuniMundial foi pensado com o propósito de ser uma amostra da diversidade cultural entre os saberes e os países. Além disso, os trabalhos ganhadores foram premiados com tablets e bolsas de estudo para realizar cursos de Mestrado na FUNIBER.

De 12 de junho até 20 de agosto, data em que foi divulgado o ganhador, foram realizadas as diferentes etapas do concurso, mas a maior vitória foi para a FUNIBER, que desenvolveu uma campanha de promoção de trabalhos dos alunos a partir de um evento internacional de atualidade. Além de realizar o trabalho, os participantes semifinalistas e finalistas tiveram que promover os trabalhos através das redes sociais e de outros meios de divulgação. Com isto, a FUNIBER conseguiu que cada candidato divulgasse seu próprio trabalho e desenvolvesse a comunicação como ferramenta importante para seu desenvolvimento profissional.

A iniciativa deu bons resultados, já que o concurso FuniMUNDIAL teve grande sucesso nas participações. No total, participaram 14 países, e os alunos semifinalistas conseguiram que 2.987 pessoas votassem em seus trabalhos. Na fase final, 3.331 votantes definiram os vencedores.

A partir da experiência e da resposta obtida com o FuniMUNDIAL, a FUNIBER pretende realizar futuros concursos para estimular a criação de trabalhos originais sobre diferentes temas ou eventos de atualidade.

Mais informações: http://www.estudarnafuniber.com/funimundial