Estudantes da rede FUNIBER publicam livro sobre liderança

Estudantes da rede FUNIBER publicam livro sobre liderança
Hugo Banchón, aluno do Mestrado em Administração e Gestão de Empresas (MBA), promovido pela FUNIBER, acaba de publicar, junto com outros estudantes do programa acadêmico, o livro “Liderança, além das Fronteiras: Percepção de vários países”.

Hugo Banchón, aluno do Mestrado em Administração e Gestão de Empresas (MBA), promovido pela FUNIBER, acaba de publicar, junto com outros estudantes do programa acadêmico, o livro “Liderança, além das Fronteiras: Percepção de vários países”.

Nós o entrevistamos para conhecer o ponto de partida da realização deste livro e os objetivos de sua publicação.

 

Como surgiu a idéia do livro “Liderança além das fronteiras: Percepção de vários países”?

A ideia veio de Daiana Paixão, uma das mulheres líderes que representam o Brasil. Com sua equipe de trabalho, ela reuniu vários representantes de cada país, a fim de criar um livro que orientaria nossos futuros líderes e os ajudaria a aprender sobre cada um de nossos países. Entre todos os autores, concordamos em como é importante criar um livro e poder ajudar jovens, adultos, estudantes e o público em geral.

Quantas pessoas colaboraram em sua edição?

Nove autores de diferentes países da América Latina: Daiana da Silva, Giliard de Vargas, Isabela de Carvalho, Marcelo Miranda, Karla Caballero, Mayra Huamán, Yuri Gaspar Martins, Tchingui Kapusso e eu mesmo, Hugo Banchón Arias.

Como se sentiu ao ser escolhido como representante do Equador e poder escrever sobre a liderança em seu país?

Uma alegria e orgulho incomparáveis, poder representar meu país em um assunto tão importante como a liderança no campo político e empresarial em nível internacional. Só me permitiria dar o melhor de mim. Dar todo meu conhecimento, mas acima de tudo fazê-lo com amor. É por isso que no livro menciono uma frase inédita minha: “Sacrifício com amor o levará ao sucesso”.

Quais foram os desafios de editar um livro entre profissionais localizados em diferentes partes do mundo?

O primeiro desafio foi poder entender uns aos outros em vários idiomas, em português, inglês e espanhol, mas conseguimos e por isso mesmo temos o livro publicado nestes três idiomas na plataforma Amazon para todos os países do mundo. Trabalho duro, mas nós o fizemos.

Pensamos que o livro deveria chegar às empresas, instituições e universidades para que elas possam entender como é a liderança em vários países com sua própria cultura.
Outro desafio muito importante é ser capaz de ajudar os outros. E tentando posicionar o livro como um dos mais lidos.

O que os leitores encontrarão dentro do livro?

Você encontrará o conhecimento sobre liderança de cada um dos autores, refletido no capítulo de seus respectivos países.

Poderão aprender e analisar como um líder deve ser em diferentes partes do mundo. Como o fator humano é o pilar fundamental de qualquer empresa ou instituição.

O que vocês esperam conseguir com sua publicação?

Alcançar muitos jovens que queiram liderar, seja profissionalmente ou pessoalmente.

Você considera que a pandemia Covid-19 impôs um novo estilo de liderança em todo o mundo?

A pandemia de Covid-19 não só afetou nossa saúde, economicamente, mas também emocionalmente. Isso significa que muitos tiveram que ressurgir com base no que pode ser feito enquanto estão presos em casa e não sabem o que fazer. Isto fez com muitas pessoas que se encontravam ofuscadas. em suas empresas ou pessoalmente, a assumir o leme do navio para não ficarem estagnadas e que suas habilidades de liderança começassem a fluir, o que gerou uma nova liderança, que eu chamo de LI.P.OL (liderança passiva on-line).

Por que liderança e como esta se relaciona com o MBA que você está estudando com seus colegas coautores?

A palavra liderança nasceu por causa de todas as situações que estão acontecendo no mundo: os problemas na política, nos negócios, no pessoal, a falta de autoridade, cada vez menos interesse em nos conduzir rumo a um mundo melhor, etc.

Decidimos com alguns estudantes do MBA da Universidade Europeia do Atlântico, pertencente à rede de colaboração FUNIBER, realizar este desafio de unir várias culturas e enfocar o tema principal que é “Liderança além das fronteiras, percepção de vários países”.

Ser capaz de tornar conhecida a forma de liderança de cada país pode nos ajudar a nos concentrar em um nível internacional. E este livro nos ajudará a ser um grande líder, qualquer que seja nossa nacionalidade. É por isso que todos os autores estão unidos no mesmo objetivo.