FUNIBER apresenta o embaixador de Cabo Verde no curso universitário de Tarazona

FUNIBER apresenta o embaixador de Cabo Verde no curso universitário de Tarazona
FUNIBER apresenta o embaixador de Cabo Verde no curso universitário de Tarazona

Rafael Maldonado de Guevara, Diretor de Comunicação da FUNIBER, apresentou na passada segunda-feira, dia 18, a intervenção do embaixador de Cabo Verde, Ney Cardoso, no curso de verão que a Universidade Rey Juan Carlos de Madrid realizou na localidade de Tarazona, em Saragoça, na Espanha.

De segunda a quarta-feira da semana passada, foi realizado o XVIII Curso de Verão Cidade de Tarazona (Espanha), que a Universidade Rey Juan Carlos de Madri celebra todos os anos nesta cidade aragonesa, sob a direção de Ignacio Ruiz Rodríguez, professor de História do Direito e das Instituições.

Nesta edição, o encontro analisou a articulação da Iberofonia, ou seja, o encontro dos 850 milhões de falantes de espanhol e português sem restrições geográficas. Para isso, reuniram-se dezenas de professores, intelectuais, representantes institucionais e participantes de vários países da Europa, África e América. Entre eles, palestrantes da Universidade de Bolonha ou da Freie Universität de Berlim.

Entre as intervenções internacionais, destacou a dissertação oferecida por Ney Cardoso, embaixador de Cabo Verde em Espanha desde 2017, sobre a importância para o seu país de espaços de integração e cooperação. Na conferência, o diplomata traçou um panorama completo da realidade cabo-verdiana e do papel daquele país nas áreas da africanidade, dos Estados de expressão oficial portuguesa, da Macaronésia -Cabo Verde, Canárias, Madeira e Açores- e da relação especial com a União Europeia. Além disso, como opinião pessoal, explicou o potencial da Iberofonia, espaço em que Cabo Verde ocupa uma posição geográfica central, a meio caminho entre a Península Ibérica, as repúblicas de língua portuguesa da África Austral e o Brasil.

Em todos os momentos, o Embaixador Cardoso enfatizou que a Espanha e os demais países europeus devem contar com os países africanos ao estabelecer suas políticas de cooperação e colaboração com o continente africano, a fim de levar em conta suas contribuições, preocupações e interesses.

A intervenção do diplomata foi apresentada e moderada por Rafael Maldonado de Guevara y Delgado, diretor de Comunicação da Fundação Universitária Ibero-americana (FUNIBER) e professor da Universidade Europeia do Atlântico de Santander (UNEATLANTICO). Maldonado, por sua vez, é coordenador da Cátedra FUNIBER de Estudos Ibero-Americanos e Iberofonia, da qual participam cinco universidades da Espanha, América e África: Universidad Europea del Atlántico —UNEATLANTICO— (Santander)Universidad Internacional Iberoamericana (México)Fundación Universitaria Internacional (Colombia)Universidad Internacional Iberoamericana (Puerto Rico) y Universidade Internacional do Cuanza (Angola).

A cátedra é dirigida por Frigdiano Álvaro Durántez Prados, também professor da UNEATLANTICO e Diretor de Relações Institucionais da FUNIBER.