Reitor da UNIC dá entrevista ao Jornal de Angola e comenta sobre os cursos ofertados pela Universidade

Reitor da UNIC dá entrevista ao Jornal de Angola e comenta sobre os cursos ofertados pela Universidade

O reitor Dr. João Canoquena da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), instituição que forma parte da rede universitária em que participa a FUNIBER, prestou uma entrevista ao Jornal de Angola, onde falou sobre os projectos e as metas da Universidade para os próximos anos.

Sobre o surgimento da UNIC em Angola, explicou que a UNIC surgiu da decisão de entidades espanholas que tiveram interesse de investir no país na área educacional, desde o ensino superior. Com anuência do Governo local achou-se um espaço de 17 hectares de terra, “o antigo campo de minas” na cidade do Cuito, província do Bié, no qual a Universidade Internacional do Cuanza é um facto, hoje.

O dirigente da Universidade faz um balanço positivo depois de um ano de funcionamento da instituição que ministra actualmente 10 cursos nas áreas de engenharia, ciências sociais e humanas e ciências da saúde. De acordo com o doutor Canoquena, a UNIC tem uma população estudantil em crescimento.

Questionado sobre a implementação dos cursos de mestrado, o reitor explica que a Universidade vai desenvolver este tema assim que estiver a terminar com o primeiro ciclo formativo, dentro de alguns anos. Por enquanto, trabalham em conjunto com a FUNIBER através de bolsas de formação em outras universidades da rede.

Infraestrutura

O reitor enfatizou as condições técnicas e de infraestruturas que a UNIC dispõe para garantir um ensino de qualidade aos seus estudantes, tais como salas de aula com a capacidade de albergar entre 60 a 120 estudantes, laboratórios devidamente equipados, acervo bibliotecário com mais de cinco mil livros, entre outras condições óptimas para os alunos.

Destacou também as parcerias que detém com empresas e outras instituições de modos a garantir que os alunos da UNIC tenham contacto com o ambiente profissional real desde os primeiros anos da sua formação.

Em relação aos planos futuros o reitor sublinhou que a instituição já tem projetos avançados e está a trabalhar para construir mais laboratórios, 8 novos edifícios com salas de aula, refeitório, 4 quadras multiuso e residências para alunos e professores.

A Universidade Internacional do Cuanza tem a capacidade para albergar mais de 5.000 estudantes nos três períodos de estudos: manhã, tarde e noite. Atualmente, oferece cerca de dez cursos de licenciaturas: Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia Industrial, Engenharia Eléctrica e Engenharia Informática; Enfermagem, Direito, Jornalismo, Administração e Gestão de Empresas e Psicologia das Organizações. Para o próximo ano académico, a UNIC tem disponível 3.060 vagas.

Leia a entrevista completa no Jornal de Angola: http://uic.co.ao/3d