Os chefes de Imprensa, Cultura e Tradução da missão diplomática realizaram uma série de encontros que priorizaram a área da comunicação e a aproximação aos alunos angolanos da Universidade.
Na última sexta-feira, Marlene Gomes, Assessora de Imprensa e Cultura da Embaixada da República da Angola no Reino de Espanha, e Cristina Barbosa, chefe do Departamento de Tradução, visitaram as instalações da Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO), em Santander, e tiveram a oportunidade de trocar experiências com professores e estudantes.
Em primeiro lugar, foram recebidos pelo Vice-Reitor de Relações Internacionais Roberto Ruiz e pelos Professores F. Álvaro Durántez Prados e Rafael Maldonado de Guevara, que são também os respectivos diretores de Relações Institucionais e Comunicação da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), que está estreitamente envolvida com a UNEATLANTICO no desenvolvimento do ensino superior em Angola.
Os representantes do país africano visitaram as instalações da Universidade, com especial atenção para as relacionadas com a comunicação: estúdio de rádio, televisão, laboratório audiovisual, auditório e seus controlos e o gabinete de comunicação do centro. Visitaram também outros sítios, tais como a biblioteca, as salas de exposição e reunião, vários laboratórios e instalações desportivas.
Antes de saírem do centro, Marlene Gomes e Cristina Barbosa tiveram uma conversa on-line com Bernardo Chissende, chefe do Departamento de Comunicação da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), localizada em Cuito (Angola) e promovida pela UNEATLANTICO e FUNIBER. Na reunião, Chissende explicou como as universidades irmãs de Angola e Santander trabalham no campo da comunicação de uma forma coordenada, cooperativa e de feedback.
Depois disso, os representantes angolanos visitaram a residência da Universidade, onde se encontraram e conversaram com cerca de dez estudantes angolanos da UNEATLANTICO. Tiveram uma rica troca de opiniões sobre os laços culturais e acadêmicos entre Angola e Espanha e as possibilidades de os reforçar. Da mesma forma, o Conselheiro Gomes explicou aos estudantes os diferentes serviços que a Embaixada de Angola presta aos seus nacionais que estudam na Espanha.
Finalmente, Marlene e Cristina encontraram-se com o reitor da Universidade Rubén Calderón e com Olga Agüero, professora do centro, reitor do Colégio de Jornalistas da Cantábria e chefe de imprensa do Parlamento regional.