FUNIBER reúne em Salamanca diplomatas de quatro continentes em prol da Iberofonia

FUNIBER reúne em Salamanca diplomatas de quatro continentes em prol da Iberofonia

A Fundação reúne na cidade de Salamanca representantes institucionais, diplomatas e acadêmicos da Espanha, Brasil, Honduras, Moçambique, Coreia do Sul e Suíça.

O Centro Internacional do Espanhol, localizado em Salamanca, sediou a conferência Salamanca, cidade do espanhol e ponto de encontro da Iberofonia, um evento de caráter global organizado pela Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), a Universidade e a Câmara Municipal da cidade-sede e Academia de Diplomacia.

O encontro girou em torno do conceito de Iberofonia, ou seja, a articulação de um espaço multinacional de países de língua espanhola e portuguesa sem restrições geográficas, baseado na igualdade e respeito às soberanias nacionais. No evento, além das entidades organizadoras e autoridades locais, vários países estiveram representados por diplomatas e acadêmicos. Especificamente, Honduras, Brasil, Moçambique, Coreia do Sul e Suíça.

A FUNIBER, entidade presente em mais de 30 países, interveio por meio de seu diretor de Relações Institucionais, F. Álvaro Durántez Prados, que proferiu uma palestra como pioneira e principal divulgadora do conceito geopolítico de Iberofonia: um espaço linguístico composto por 30 países e 900 milhões de habitantes.

Atualmente, o Dr. Durantez promove esse entendimento entre os falantes de línguas ibéricas a partir da Cátedra FUNIBER de Estudos Iberoamericanos e da Iberofonia, participada por universidades de América, Europa e África. Entre elas, a Universidad Europea del Atlántico (UNETLANTICO), radicada em Santander, Espanha, que conta com oficinas de representação por numerosos países.

Além do professor Durántez, falaram vários diplomatas credenciados na Espanha: os embaixadores Marlon Brevé Reyes, de Honduras, Bahk Sahnghoon, da Coreia do Sul, e Hans Peter Mock, da Suíça; bem como o encarregado de negócios da Embaixada de Moçambique, Víctor Velho. Da mesma forma, José Manuel Santos, diretor do Centro de Estudos Brasileiros de Salamanca, deu palestras.

Com esta reunião, aprofunda-se a colaboração da FUNIBER, da Câmara Municipal Espanhola de Salamanca e da Academia de Diplomacia para promover o encontro dos países e povos da Iberofonia. Este trabalho conjunto foi formalizado no último ano por meio de acordos separados assinados com a Câmara Municipal e com a Academia.

Este slideshow necessita de JavaScript.