A diretora da FUNIBER em Portugal, Nancy Ferreira Gomes, participou de um encontro em torno da intervenção da especialista convidada Virginia Delisante, da Universidad ORT Uruguay, sobre “O Mercosul e o Mundo”.
O evento decorreu no âmbito da Cátedra de Estudos Ibero-americanos, uma iniciativa organizada pela Universidade Autónoma de Lisboa, em parceria com a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e com o apoio da Fundação Universitária Ibero-americana (FUNIBER), do Instituto para a Promoção da América Latina e Caraíbas (IPDAL) e da Câmara de Comércio Portugal-Atlântico Sul. A FUNIBER tem acordo com a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), assim como a Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO) tem acordo com a Universidade Autónoma de Lisboa.
No encontro, que contou com a presença de representantes das Embaixadas da Ibero-américa em Portugal, políticos, professores, investigadores, jornalistas, assim como dos parceiros da Cátedra, Virginia Delisante abordou os processos de integração e cooperação regional na América do Sul, nomeadamente, o projeto do Mercado Comum do Sul, conhecido como Mercosul, que foi criado através do Tratado de Assunção (1991).
A especialista destacou os pontos fortes da região e a importância de ser uma fonte rica em matérias-primas e alimentares, sublinhando que a América do Sul tem os recursos disponíveis para impulsionar o comércio livre com outras regiões. Há vários anos que o Mercosul e a União Europeia (UE) se preparam para assinar um tratado de livre comércio, cujo objetivo seria fomentar as trocas comerciais entre as regiões, através da redução das taxas alfandegárias.
O potencial desta instituição foi debatido, assim como o seu processo de desenvolvimento e consolidação como um ator global, importante para as economias sul-americanas. Vários convidados presentes intervieram na discussão, falando das possibilidades provenientes da assinatura do acordo de livre comércio com a UE e, para além disso, comparando os processos de integração em ambas as regiões.
Cátedra de Estudos Ibero-americanos
A Cátedra de Estudos Ibero-americanos organiza anualmente Cursos Avançados de Estudos sobre a região. Este ano, o foco é a América Latina e os objetivos passam por promover o conhecimento e a compreensão de especificidades da região, estudar o sistema interamericano, compreender os processos de integração regional, identificar e analisar os focos de conflito na região, promoção da análise profunda das Relações Internacionais na América Latina.
A Cátedra é composta por vários seminários, mesas redondas e conferências que convidam especialistas a debater com estudantes sobre várias temáticas presentes no plano de estudos.