FUNIBER reúne-se com o Ministério Regional de Educação da Cantábria para discutir possíveis colaborações no projeto DigitalTA

FUNIBER reúne-se com o Ministério Regional de Educação da Cantábria para discutir possíveis colaborações no projeto DigitalTA

Josep Alemany e Thomas Prola, responsáveis pelo projeto Erasmus Plus DigitalTA (2022-2025), no qual participa a FUNIBER, reuniu-se em 26 de abril no campus da Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) em Santander com Guillermo González, chefe da Unidade Técnica de Avaliação e Credenciamento do Departamento de Educação, Formação Profissional e Turismo do Governo da Cantábria, para discutir possíveis estratégias de cooperação.

Na reunião, que foi o resultado do acordo de colaboração entre a Direção Geral de Inovação e Inspeção Educacional do Ministério Regional de Educação, Formação Profissional e Turismo da Cantábria e a UNEATLANTICO, foi analisada a situação atual do projeto e foram revisadas as diversas linhas de ação conjunta para seu desenvolvimento e implementação bem-sucedidos, nas quais os professores e futuros professores da Cantábria desempenharão um papel importante.

Para isso, serão realizadas diferentes atividades para disseminar e divulgar o projeto, e os profissionais visados por essa iniciativa serão envolvidos em diferentes processos:

Por um lado, os professores recém-qualificados do ensino fundamental e médio participarão da criação das ferramentas digitais e das experiências piloto do projeto. Os alunos do Bacharelado em Ensino e do Mestrado em Formação de Professores também desempenharão um papel importante, colaborando no processo de revisão e co-projeto das ferramentas digitais, bem como nas sessões de treinamento piloto.

Além disso, os instrutores de professores do ensino superior serão convidados a participar das capacitações práticas e, especialmente, da orientação dos alunos professores que estarão envolvidos no processo de desenho da nova ferramenta de tutoria e orientação. Além disso, professores e mentores experientes do ensino fundamental e médio, responsáveis por jovens professores e com responsabilidades de tutoria em suas escolas, serão convidados a colaborar durante as atividades de aprendizado piloto. Por fim, a participação nas experiências piloto e o desenvolvimento da plataforma serão oferecidos aos órgãos oficiais de formação de professores em serviço.

O projeto visa melhorar a formação prática de estudantes de Licenciatura e jovens professores nos países da União Europeia, reduzindo o desgaste profissional no momento da transição entre aprender a ensinar e ensinar a aprender.

Financiado pela União Europeia. No entanto, os pontos de vista e opiniões expressos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es) e não refletem necessariamente os da União Europeia. Nem da União Europeia nem da autoridade que concede a ajuda podem responsáveis das mesmas.