UNIC, promovida pela FUNIBER em Angola, ganha o Prémio Archiletras como Universidade do Ano 2023

UNIC, promovida pela FUNIBER em Angola, ganha o Prémio Archiletras como Universidade do Ano 2023

A Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), promovida no centro de Angola pela Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) e a Universidade Europea del Atlántico (UNEATLANTICO), ganhou o prestigioso prémio espanhol pelo seu trabalho linguístico, cultural e educativo.

A UNIC ganhou os II Premios Archiletras de la Lengua na categoria de Universidade do Ano, onde foi finalista juntamente com a Cátedra UB-DIBA de Comunicação Clara aplicada à Administração Pública da Universidade de Barcelona e o Grupo Psylex da Universidade de Zaragoza. O prémio, que é presidido em honra de Sua Majestade o Rei de Espanha, foi entregue na presença de Teresa Ribera, Terceira Vice-Presidente do Governo; María Jesús Montero, Ministra das Finanças e Função Pública; Fernando Grande-Marlaska, Ministro do Interior, e Félix Bolaños, Ministro da Presidência.

Na gala, realizada esta terça-feira na Casa de América, a universidade angolana esteve representada por F. Álvaro Durántez Prados e Rafael Maldonado de Guevara y Delgado, professores da UNEATLANTICO e respectivos diretor e coordenador da Cátedra FUNIBER de Estudos Ibero-Americanos e Iberofonia, da qual a UNIC participa juntamente com outros centros educativos da Europa e da América Latina.

Também participaram na cerimónia, em representação da Embaixada de Angola em Espanha, o Embaixador Alfredo Dombe, acompanhado por Marlene Rodrigues Gomes e Sandra Gourgel, respectivas conselheiras para a Imprensa e Cultura e para o Sector Económico. Os diplomatas manifestaram a sua satisfação pelo facto de uma universidade internacional do país africano ter sido reconhecida num importante concurso mundial espanhol.

Além disso, por meios telemáticos, o Diretor de Comunicação da UNIC, Bernardo Chissende, agradeceu o prémio desde o Cuito: “Aqui, no coração de Angola, há dois anos convertemos um antigo campo minado da guerra civil num verdadeiro campus do conhecimento; num esforço conjunto de angolanos, espanhóis e iberoamericanos”. Chissende concluiu o seu discurso descrevendo a Universidade Internacional do Cuanza como “a casa da língua espanhola no coração de África”.

Os Prémios Archiletras, dirigidos pelo jornalista Arsenio Escolar, distinguem pessoas, grupos, entidades e instituições que, de acordo com o regulamento do prémio, “tenham sido significativos no ano imediatamente anterior ao da atribuição do prémio pelos seus méritos na promoção, apoio, investigação, desenvolvimento da língua espanhola ou de alguma das outras línguas em contacto com o espanhol em qualquer das suas áreas territoriais”.

No caso da UNIC, o júri, composto por personalidades com um historial comprovado no domínio da cultura, da língua e da literatura, valorizou o facto de ser a primeira universidade africana iberófona – de língua espanhola e portuguesa – com projeção iberoamericana e pan-ibérica. Assim, os estudantes adquirem competências bilíngues ao aprenderem espanhol desde o primeiro ano e interagem com professores de língua espanhola ao longo da sua formação. Além disso, a UNIC contribui para a difusão da cultura espanhola no coração de Angola, um país-chave em África.

Por sua vez, a UNIC é o pilar africano de um sistema triangular de intercâmbio presencial de estudantes, investigadores e professores que, especialmente unidos pela língua espanhola, liga África -UNIC- a Espanha -UNEATLANTICO, Santander- e, em breve, à América Latina -Universidad de La Romana (UNIROMANA), República Dominicana-.

Novo reconhecimento após a apresentação ao Rei e à Rainha de Espanha

O Prémio Archiletras Universidade do Ano representa um novo marco no reiterado reconhecimento ao mais alto nível institucional do trabalho da FUNIBER e da sua rede de universidades. Neste sentido, no passado mês de fevereiro, durante a sua visita de Estado a Angola, o Rei Felipe VI e a Rainha Letizia de Espanha assistiram a uma apresentação da UNIC e à inauguração de uma exposição com duas colecções do génio espanhol Joan Miró, pertencentes à Obra Cultural conjunta da FUNIBER e da UNEATLANTICO. Outras duas exposições recentes desta Obra Cultural, desta vez realizadas no Canadá, contaram com a presença dos presidentes do Congresso e do Senado da Espanha, Meritxell Batet e Ander Gil.

Por outro lado, o Sistema Intergovernamental Iberoamericano convocou a FUNIBER para participar, como convidada especial, na recente XXVIII Cimeira Iberoamericana de Chefes de Estado e de Governo celebrada em Santo Domingo, República Dominicana, o que constituiu um destacado aval ao trabalho educativo, cultural, social e científico da Fundação, especialmente nos países de língua espanhola e portuguesa.

Além disso, o trabalho universitário da FUNIBER e da rede foi recentemente apoiado pelo Presidente da República de Angola, João Lourenço, que já inaugurou a Universidade Internacional do Cuanza e reiterou a importância do centro para seu país em Fevereiro deste ano. Da mesma forma, o Presidente da República Dominicana, Luis Abinader, há algumas semanas, deu o pontapé inicial da UNIROMANA, a nova universidade que a FUNIBER e a UNEATLANTICO estão a construir no Caribe.