FUNIBER reafirma seu compromisso com a UNIC e a África em uma entrevista à Televisão Pública de Angola

FUNIBER reafirma seu compromisso com a UNIC e a África em uma entrevista à Televisão Pública de Angola

O presidente da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) e patrocinador da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), Dr. Santos Gracia Villar, é entrevistado pela Televisão Pública da Angola (TPA), destacando o compromisso da Fundação no continente africano no campo da formação, com grande ênfase na engenharia.

O Dr. Santos Gracia estava em uma visita de trabalho à UNIC em Kuito, Bié, em que concedeu uma entrevista à TPA.

Na entrevista, a Dra. Gracia Villar destacou que a FUNIBER continuará comprometida com a formação integral e a excelência com integração multilíngue em todos os cursos, com a intenção de proporcionar aos alunos competências linguísticas transversais.  Além do português como língua materna, os alunos têm a oportunidade de aprender espanhol no primeiro ano do curso e inglês no segundo ano.

Por meio da formação em idiomas, “os alunos que terminam o terceiro ano têm a oportunidade de fazer os dois últimos anos de seus estudos na Espanha, dependendo dos cursos, e obter um diploma duplo anglo-espanhol. Nosso projeto é a união, não apenas dos professores que vêm para cá, mas também de nossos alunos, que têm o privilégio de concluir seus estudos no exterior. Essa união entre países de língua portuguesa e espanhola na Iberoamérica promove a mobilidade da África para países latino-americanos como o Brasil, a República Dominicana, a Colômbia e também para a Europa“, disse o presidente da FUNIBER.

O Dr. Santos destacou a construção das residências que está em andamento, “em outubro será inaugurada a primeira fase das residências com capacidade para abrigar 144 pessoas. Queremos dar uma oportunidade a pessoas de outras províncias que queiram estudar no Bié e transformar o Kuito em uma cidade universitária com representação de todas as províncias de Angola.

Na mesma linha, ele destacou as condições dos estágios no Curso de Jornalismo, segundo as quais se cumpre com os acordos estabelecidos com meios de comunicação locais, como Rádio Bié, TPA, Jornal de Angola, Angop, entre outros meios públicos e privados, para que os alunos realizem suas práticas curriculares. E o mesmo se aplica à área de Engenharia; a UNIC criou a Cátedra de Engenharia para que os alunos possam realizar estágios em ambientes profissionais reais, como no setor de mineração e em outras áreas da engenharia.

O Reitor da UNIC, Dr. João Canoquena, estava orgulhoso do que foi alcançado. Ele também afirmou que “estamos terminando a construção dos primeiros laboratórios, pretendemos ver nossa quarta faculdade, a Faculdade de Educação, funcionando, com ênfase no curso de Educação Primária Bilíngue Educação primária bilíngue“. O Reitor enfatizou que as condições do curso de Engenharia em Ciências Agrárias e Alimentares estão asseguradas para os estágios, tendo em conta as várias parcerias que a UNIC tem com empresas e instituições de renome em Angola.

Da mesma forma, ele também defendeu a importância do curso de Nutrição Humana e Dietética em Angola. O rei falou que a Universidade conta com professores especialista na matéria, como o Dr. Maurizio Batino, Diretor Científico da UNIC e FUNIBER, sendo um cientista de renome mundial, que dirige estudos sobre o uso do morango para combater o câncer.

Alunos como Celso Paulo também foram entrevistados, afirmando que o curso de Engenharia Industrial trará uma nova dinâmica para o desenvolvimento socioeconômico do país, pois ele acredita que é o curso do presente para aproveitar o futuro.O Diretor de Comunicação da UNIC, Bernardo Chissende, também concedeu entrevista à TPA, destacando o prestigioso prêmio internacional conquistado pela UNIC em Madri, Espanha, no II Prêmio Archiletras 2023, na categoria Universidade do Ano.